Mambinhas sub-20 na Zâmbia em busca da glória

Mambinhas sub-20 na Zâmbia em busca da glória

O mês de Novembro foi assumido como de glória para o país, particularmente na área desportiva. Os Mambas venceram a Zâmbia e mantém vivas aspirações de chegar ao CAN dos Camarões, os Mambinhas sub-23 eliminaram o Eswatini da qualificação ao CAN da categoria, no Egipto e o Ferroviário de Maputo conquistou a Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol seniores femininos.

Agora a hora e a vez é da selecção nacional sub-20, os Mambinhas, que vão disputar o torneio regional da Cosafa, prova que terá lugar na Zâmbia, de 02 a 14 de Dezembro próximo. Não será em Novembro, mas espera-se que a glória do mês se araste para Dezembro e que os Mambinhas se inspirem nessas conquistas de Novembro para alcançar a glória.

Até porque contam com alguns jogadores que estiveram nessas frentes dos Mambas e Mambinhas sub-23, casos de Kamo Kamo (que esteve nos dois jogos) e Genny Catamo, que foi autor do livre que deu o empate e passagem a eliminatória seguinte dos Mambinhas, em Manzini. E essas duas apostas deverão ser o amuleto ou escudo ou mesmo o principal veneno do conjunto de Victor Matine para esta empreitada, que conta ainda com nomes sonantes que são referências nos seus clubes, casos de Belarmino, no Maxaquene, Martinho e Lampião, no Black Bulls, Adamo, na UP de Manica, entre outros.

Estreia diante do Malawi

Moçambique faz a sua estreia no primeiro dia de competições defrontando o Malawi. Aliás, este será o jogo de abertura, domingo, quando forem 11H00, a contar para o grupo A, onde estão ainda as selecções da Zâmbia e da República Democrática do Congo, convidada a esta prova. Zâmbia e RD Congo jogam no mesmo domingo, mas às 15H00.

Três dias depois, os Mambinhas vão ter pela frente a turma de Congo, terminando a primeira fase no dia 08 de Dezembro, defrontando a selecção anfitriã, Zâmbia.

O torneio da Cosafa é composto por mais dois grupos, com o B a ser composto pelas selecções de Namíbia, Eswatini, África do Sul e Maurícias, com as duas primeiras selecções a defrontarem-se e as duas últimas a disputarem a primeira jornada. O grupo C integra as selecções de Lesotho, Angola, Zimbabwe e Botswana. Suthos e angolanos jogam entre si na primeira jornada, o mesmo que vai acontecer com zimbabweanos e tswanas.

Para a segunda fase desta prova, qualificam-se os primeiros classificados de cada grupo, mais o segundo melhor dos três grupos, que vão de digladiar nas meias-finais, com o cruzamento a ditar que o vencedor do grupo dos Mambinhas a defrontar o vencedor do grupo C, enquanto o líder do grupo B bater-se-á com o melhor segundo de todos os grupos.

A final terá lugar no dia 14 de Dezembro, no campo do Nkana, em Kitwe, o mesmo palco que vai acolher o jogo da segunda mão entre as formações do Nkana e da União Desportiva de Songo, da pré-eliminatória de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões da época transitória 2018/2019.

A melhor prestação dos sub-20 foi em 2008, quando perdeu na final diante da África do Sul. Ano passado terminou na primeira fase, num grupo onde estava a África do Sul, actual detentora do troféu.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique