Maputo: Novo edil herda velhos problemas

Maputo: Novo edil herda velhos problemas

Novo presidente da autarquia de Maputo tem pela frente vários desafios, desde a falta de espaço para novos bairros ou reassentamentos até ao crónico problema de saneamento do meio, principalmente nos bairros suburbanos

Eneas Comiche está de volta à autarquia de Maputo, que deixou há 10 anos. Comiche vem enfrentar desafios que conhece, alguns dos quais aparentemente sem solução à vista. O primeiro é que o novo edil vai dirigir uma terra sem terra, e muito provavelmente não vai resistir ao sonho clandestino de anexar partes do distrito de Marracuene, que também sonha ser autarquia qualquer dia.

Na sua primeira passeata pela baixa da cidade vai, como se diz em gíria popular, dar de caras, com os vendedores informais, com quem se confrontou violentamente na não muito bem-sucedida operação espelho e com os quais, o seu sucessor e agora antecessor David Simango preferiu manter um pacto de coexistência pacífica.

Comiche vai encontrar em Maputo mais autocarros de transporte de passageiros, mas também muitos My loves, pelos quais ninguém morre de amores.

Nos subúrbios de Maputo surgiram novas drenagens para escoar as águas pluviais, mas nalguns bairros ainda se dorme em cima das mesas sempre que chove. Ainda assim, o novo edil mantém a convicção de que Maputo pode ser um local mais agradável para se viver.

Eneias comiche deixou ainda em sonho a ligação Maputo - KaTembe por ponte, e hoje encontra uma realidade que torna as terras de KaTembe uma fonte potencial de conflitos, sabido que há muitos interesses que querem afastar os nativos para cada vez mais longe dos agora apetecíveis espaços à beira-mar. Enfim, são alguns dos desafios que os munícipes esperam var geridos da melhor forma neste novo consulado.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique