Marcelo Rebelo de Sousa nomeia António Costa para Primeiro-ministro

Marcelo Rebelo de Sousa nomeia António Costa para Primeiro-ministro

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, já nomeou António Costa para Primeiro-ministro após ouvir os partidos com representação parlamentar. António Costa procura agora firmar acordos para viabilizar a sua governação.

Não havia muita coisa por se analisar, estava claro que António Costa teria novo mandato como Primeiro-ministro. Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa reservou o dia todo para ouvir os 10 partidos com assento parlamentar.

Nenhum dos partidos se opôs ao nome de António Costa, mas só depois das 21 horas de Moçambique é que a indigitação foi concretizada. Para viabilizar um Governo estável como recomendou o Presidente, António Costa precisa de acordos com alguns partidos.

Ainda em Belém, o Bloco de Esquerda mostrou-se disponível a firmar um acordo com o Partido Socialista que ganhou as eleições de domingo sem maioria absoluta.

Enquanto isso, o recém-chegado ao parlamento deputado do Chega, promete que vai opor-se ao Governo de António Costa. O mesmo posicionamento foi tomado por Jerónimo de Sousa, do CDU-PCP.

Esta manhã António Costa começou as visitas a sedes dos partidos políticos com que poderá assinar acordos, tendo começado pelo PAN e pelo LIVRE.

Quanto ao Governo, o primeiro-ministro português ainda não começou a formar, mas garante que não será muito diferente do anterior e poderá contar com alguns ministros do último executivo.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique