Maria Helena Pinto é prémio “Carreira de Dança”

Maria Helena Pinto é prémio “Carreira de Dança”

No dia 23 deste mês, a coreógrafa e bailarina Maria Helena Pinto foi distinguida com o prémio "Carreira de Dança" pelo Mozambique Kizomba Dance Awards 2019, iniciativa que nesta primeira edição foi organizada por artistas campeões mundiais de dança kizomba, Aly e Neyza, e que tem a premiada como madrinha.

Para Maria Helena Pinto, citada numa nota de imprensa, a distinção representa, mais uma vez, o reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido desde 1994, após o seu regresso de Cuba: “Fico feliz de ver artistas de renome mundial terem um olhar crítico e proactivo no que respeita a valorização dos fazedores das artes e especialmente da dança em Moçambique. A valorização deve começar e partir de dentro para fora. O meu sentimento é de orgulho, por ser madrinha desde bebé que traz consigo asas para voar bem alto e fazer a diferença no panorama do reconhecimento artístico local”.

Além do prémio, durante o seu percurso artístico-cultural, Maria Helena Pinto foi galardoado, em 2003, com o prémio de consagração nacional em coreografia com a peça “Tempestade”. Em 2010, recebeu o prémio “Figura Cultural do ano 2010”, pela ideia e investimento próprio no Projecto Dans’Artes, atribuído pela Rádio Moçambique em Maputo. Em 2017, recebeu um troféu de reconhecimento pela inspiração aos campeões mundiais de dança Kizomba em Maputo.

Maria Helena Pinto é autora de várias obras coreográficas tais como “Tempestade”, “Kudzila”, “16 de Junho de 1960”, “Ventos de Mbuzine”, “Dentro e Fora”, “O olho de a percepção”, “Passo em feminino”, “Sombra”, “Notícias”, “Mar Vermelho” entre outras.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique