Mau tempo para zona norte  

Mau tempo para zona norte  

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para formação de um sistema de baixas pressões atmosféricas, que poderá evoluir para uma tempestade tropical moderada, a partir do dia 02 de Dezembro em Cabo Delgado e Nampula. 

A informação foi esta quinta-feira avançada pelo porta-voz do INAM, Acácio Tembe, que esclareceu que o fenómeno poderá atingir as províncias da zona Norte do país.

Segundo Acácio Tembe, ainda não está confirmada a trajetória da tempestade, mas a mesma poderá evoluir de moderada para severa. 

“Nós estamos a fazer o monitoramento deste sistema mas neste momento os dados que nós temos ainda são muito incipientes, ainda existe uma grande incerteza da formação do sistema. O sistema poderá se formar a partir de amanhã mas em termos de trajetória e a sua dimensão ainda existe muita incerteza. Nós continuamos a fazer o monitoramento deste sistema e nas próximas horas vamos continuar a actualizar a informação para o público e as comunidades que poderão ser afectadas”, esclarece. 

Diante deste cenário, o INAM apela à população das províncias de Cabo Delgado e Nampula a tomar medidas básicas de precaução. 

O Instituto Nacional de Meteorologia também anuncia o surgimento de uma vaga de calor para a região sul do país, nos próximos dias.

 “Vamos ter três dias com temperaturas muito altas, no quarto dia a temperatura vai baixar um pouco mas no quinto volta a subir e já neste dia existe uma grande chance de termos ocorrência de trovoadas, ventos com rajadas fortes e também a ocorrência de aguaceiros ou chuvas em regime moderado e forte para a região sul do país, principalmente para Maputo e Gaza”, informa Acácio Tembe. 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique