May formaliza hoje demissão da liderança do partido conservador

May formaliza hoje demissão da liderança do partido conservador

A primeira-ministra britânica, Theresa May, formaliza hoje sua demissão do partido conservador. May deverá manter-se em funções até que apresente seu sucessor a rainha Isabel II.

May reconheceu que o fracasso em aplicar o Brexit determinou a sua decisão de se demitir.

"É e será sempre motivo de profundo desgosto para mim não ter sido capaz de implementar o Brexit. Caberá ao meu sucessor encontrar um caminho que honre o resultado do referendo", afirmou.

A primeira-ministra disse que fez de tudo para convencer os deputados a aprovar o acordo que negociou com Bruxelas para fazer o Reino Unido sair da União Europeia.

O documento foi chumbado três vezes na Câmara dos Comuns por margens elevadas devido, não só à divergência da oposição e dos deputados anti-Brexit, mas também por causa da discórdia por vários eurocéticos do seu próprio partido.

"É claro agora para mim que é melhor para o país que um novo primeiro-ministro lidere esse processo", acrescentou.

A chefe do governo pretendia fazer uma quarta tentativa esta semana, mas a proposta de permitir uma votação sobre um novo referendo motivou desentendimentos dentro do próprio governo, desencadeando a demissão da ministra para os assuntos parlamentares, Andrea Leadsom, escreve o Notícias ao Minuto.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique