Meia-maratona: quenianos e etíopes são a grande atracção da prova

Meia-maratona: quenianos e etíopes são a grande atracção da prova

A primeira meia-maratona internacional de Maputo irá contar com a participação de vários atletas olímpicos do estrangeiro que se vão bater para estabelecer novos recordes do mundo. Quenianos e etíopes são a grande atracção da prova marcada para domingo.

Atletas olímpicos de vários cantos do mundo têm encontro marcado para domingo, em Maputo.

Será um desfile, em algumas artérias da capital, de especialistas em provas de fundo com ambições de bater recordes mundiais.

A começar pelo etíope Nguse Amlosom venceu em 2015 a prova masculina da meia maratona Rock'n'Roll de Lisboa, com um tempo de 1:02.38 horas.

Em 2014, conquistou a medalha de ouro na prova dos 10 mil metros do Campeonato Africano realizado em Marakesh, Marrocos.

No Campeonato do Mundo de atletismo de 2015, em Pequim, na China, Nguse ficou em quinto lugar.
Conta, igualmente, com presenças nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2016.

No rol das estrelas de atletismo, destaque também para o ugandês Moses Kibet, que já disputou os Campeonatos do Mundo de 2009, 2011 e 2015.

Na meia maratona de Lisboa, em 2016, Moses Kibet terminou a prova com o tempo de uma hora, um minuto e 37 segundos.

Na competição feminina, destaque para a etíope Afera Godfay Berha que em 2016 venceu a prova na meia-maratona de Shangai, na China, com o tempo de uma hora, onze minutos e cinquenta e quatro segundos.

Afera Godfay Berha ficou em segundo lugar na edição 2017 da meia-maratona de Lisboa com  o tempo de duas horas, vinte e oito minutos e 48 segundos.

Do Quénia, país com tradição em provas de fundo, vem Margaret Agai, segunda classificada na meia -maratona de Lisboa, em 2017.

Agai já participou nas meias-maratonas de Gotemburgo, na Suécia, e Daegu, na Coreia do Sul, percorrendo os 21 quilómetros com os tempos de uma hora, nove segundos e 43 segundos e duas horas, 23 minutos e 28 segundos.
Azucena Dias, espanhola, e especialistas em maratonas. Consta, no seu curriculum, com participações nas meias-maratonas do Rio de Janeiro, em 2008, Kavarna, na Bulgária, e Berlim, na Alemanha.

Esteve presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.  Estes são alguns dos atletas olímpicos que já confirmaram a sua presença na primeira meia maratona internacional de Maputo, domingo, 16 de Setembro.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique