Melanie de Vales consagrada melhor jovem actriz africana

Melanie de Vales consagrada melhor jovem actriz africana

A actriz moçambicana Melanie de Vales, 23 anos de idade, recebeu o prémio para “Melhor Jovem actriz Africana”, dado pela Academia Sotigui, sediada no Burquina Fasso.

A cerimónia de gala da terceira edição dos prémios da Academia, o mais importante festival africano de cinema, teve lugar na noite deste sábado, em Ougadougou, capital da Burquina, com a presença da actriz, que era uma das dez nomeadas para o prémio.

Melanie recebeu o prémio pelo seu desempenho no filme “Comboio de Sal e Açúcar”, do realizador Licínio Azevedo, no qual foi actriz principal, interpretando o papel de enfermeira Rosa.
“Comboio de Sal e Açúcar”, uma viagem através do país dilacerado pela guerra civil, já recebeu vários prémios em vários festivais internacionais, tais como o Tanit de Ouro do Festival de Carthage, na Tunísia, para a Melhor longa-Metragem de Ficção. Recentemente, o filme teve exibição comercial em salas de cinema de vinte cidades brasileiras, tendo estado em cartaz em algumas delas por quatro semanas consecutivas, sendo um dos raros filmes africanos a conseguir esta projeção naquele país.  

Antes de participar como actriz principal do filme pelo qual foi premiada pela Academia Sotigui, Melanie havia participado em apenas outro filme, quando tinha 14 anos, “República das Crianças”, do guineense Flora Gomes, rodado em Maputo.  

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique