Ministério da agricultura quer restabelecida a fábrica de processamento de arroz de Namacurra

O ministro da Agricultura garante que o sector vai nos próximos meses encontrar uma solução para restabelecer a fábrica de processamento de arroz localizada no distrito de Namacurra, província central da Zambézia.

Trata-se de uma infraestrutura construída em 2010 e inaugurada 2012, com o financiamento do governo moçambicano na ordem de 10 milhões de dólares. A mesma tem a capacidade para processar 150 toneladas por dia. Desde a sua inauguração, aquele empreendimento funcionou até Janeiro de 2017 mas viria a parar devido a uma avaria grossa no transformador que alimenta energia eléctrica a unidade fabril.

Preocupado com o processamento do arroz, o ministro da agricultura visitou a infraestrutura sob alçada do Instituto de Cereais de Moçambique, onde ficou a saber dos contornos que causaram a paralisação da firma. Foi informado na ocasião, que se for substituído o transformador por um novo, reabilitado parte da infraestrutura que já apresenta desgaste na estrutura metálica dado a falta de uso e manutenção, a fábrica pode voltar a trabalhar normalmente.

"Fizemos um investimento nos últimos cinco anos na capacidade de processamento, mas temos as fábricas paradas, esta é a realidade.

Então nos próximos meses iremos encontrar uma solução para restabelecer a cadeia de valor" disse o ministro Celso Correia referindo que só no distrito de Namacurra estão cerca de 10% do universo dos produtores ao nível nacional.

Para além de trabalhar no sentido de revitalizar a fábrica, em Namacurra vai entrar em funcionamento o centro de investigação de arroz. As obras de construção do empreendimento já terminaram e aguarda-se pela sua inauguração. O empreendimento está localizado próximo a fábrica de processamento de arroz ora avariada. O mesmo estará especializado em fazer pesquisas para contribuir não só no desenvolvimento mas também no tipo de cereal que se pretende para estratégia de produção do nosso país, de acordo com o ministro.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique