Ministro sul-africano da Justiça decide sobre extradição de Manuel Chang

Ministro sul-africano da Justiça decide sobre extradição de Manuel Chang

O Ministro Sul-Africano da Justiça, Michael Mashuta pode decidir sobre a extradição do ex-ministro das Finanças Manuel Chang dentro de duas semanas. Mashuta diz que tem tempo suficiente antes do término do seu mandato no dia 25 de Maio.

Pode ser o princípio do desfecho do processo de extradição do ex-ministro das Finanças, Manuel Chang detido há mais de quatro meses aqui na África do Sul em cumprimento de um mandado de captura da justiça americana.

Um mês depois do Tribunal de Kempton Park ter decidido que Chang é extraditável para Moçambique e para os Estados Unidos, o Ministro da Justiça e Serviços Correcionais sul-africano confirma que o processo já está no seu ministério aguardando a sua decisão.

Michale Mashuta termina seu mandato em duas semanas, mas considera esse tempo suficiente para decidir.

Na eventualidade de não decidir antes dessa data, Mashuta diz que o assunto passará para as mãos do próximo ministro a ser nomeado pelo novo presidente da África do Sul.

Manuel Chang é disputado pelas justiças norte-americana e moçambicana que têm processos em curso contra si, ligados ao escândalo das dívidas ocultas de 2.2 biliões de dólares.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique