MISA apela à revogação da nomeação de Inroga para PCA da TVM

MISA apela à revogação da nomeação de Inroga para PCA da TVM

O antigo ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, foi nomeado, esta terça-feira pelo Conselho de Ministros, para o cargo de Presidente de Administração da Televisão de Moçambique.

Esta quarta-feira, o Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, procedeu ao seu empossamento, numa cerimónia na qual o desafiou a garantir a eficácia e eficiência nos serviços a prestar ao público, promover a boa imagem institucional e mais investimentos para a empresa, entre outras recomendações.

Entretanto, também nesta quarta-feira, o Instituto para a Comunicação Social da África Austral-Moçambique (MISA-Moçambique) emitiu um comunicado no qual apela ao Governo a revogar a nomeação de Armando Inroga para o cargo de PCA da TVM, pois, considera que a nomeação de um político sem nenhum histórico  na comunicação social ‘’constitui um rude golpe e revês na ambição do país caminhar rumo à plena liberdade de imprensa e de expressão, sobretudo à independência e imparcialidade dos órgãos de comunicação do sector público”.

Considera também que ao nomear um político para este cargo, o Governo está a emitir um sinal preocupante  ao ambiente de actuação dos órgãos do sector público e a minar todo o esforço de democratização das instituições públicas, particularmente dos órgãos de informação.

Por outro lado, a instituição diz estar preocupada pelo facto de a nomeação não ter sido antecedida de uma consulta ao Conselho Superior de Comunicação Social, conforme determina a Constituição da República.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique