MITADER defende necessidade de delimitar áreas de conservação dos ecossistemas

MITADER defende necessidade de delimitar áreas de conservação dos ecossistemas

O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural diz que Moçambique deve delimitar as áreas de reserva do ecossistema marinho e costeiro como forma de garantir a proteção da biodiversidade. O posicionamento foi defendido pela vice-ministra do MITADER, Celmira da Silva que falava durante uma sessão paralela da 1ª conferência Crescendo Azul.

No primeiro dia da conferência Crescendo Azul, o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, em sessão paralela discutiu sobre os problemas e mecanismos de gestão do ecossistema marinho e costeiro. Na mesma sessão, foram também partilhadas experiências e estudos de outras realidades do mundo em relação a resiliência climática e gestão costeira.

A vice-ministra assumiu que existem muitos desafios no que diz respeito a proteção do ecossistema, entretanto referiu que é preciso delimitar as áreas de conservação costeira e marinha.

Celmira Da Silva acrescentou que é necessário coordenação multissectorial para encontrar soluções sustentáveis para a proteção da biodiversidade.

O número total das áreas de conservação subiu de 15 para 30% nos últimos dois anos no país.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique