Mnangagwa vai liderar governo de transição no Zimbabwe

Mnangagwa vai liderar governo de transição no Zimbabwe

Depois de o exército zimbabweano manter o Presidente Robert Mugabe e sua família sob prisão domiciliar e circularem especulações de golpe de estado, abriu-se espaço para negociações.

Robert Mugabe pode ter assinado na noite de quarta-feira com os militares, um acordo através do qual abandona o poder no Zimbabwe, escreve o Expresso.

Segundo a imprensa internacional o acordo foi proposto pelos militares, representantes do partido Zanu-PF e membros da oposição, em que o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa deveria liderar um governo de transição. O novo governo incluirá membros da oposição e veteranos de guerra.

Trata-se de um Governo interino que liderará os destinos de Zimbabwe por três anos a cinco anos

O líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), Morgan Tsvangirai e o líder dos veteranos de guerra, Christopher Mutsvangwa, que se encontravam na África do Sul, voltaram para o Zimbabwe na quarta-feira para participar das negociações.

Ainda segundo o acordo, uma das prioridades do governo de transição será restaurar a economia que experimentou declínio nos últimos tempos.

Esta quinta-feira foi criada uma página do Governo Zimbabweano no Twitter. Nesta página pode se ler que Emmerson Mnangagwa vai tomar posse esta sexta-feira e que Robert Mugabe está bem de saúde e confirma a sua demissão e a criação de um governo interino. Segundo a comunicação Mugabe está retido numa residência presidencial fora do Harare e que a sua esposa Grace Mugabe encontra-se na Embaixada do Zimbabwe na Namíbia. África do Sul, Namíbia e Angola terão segundo esta página oferecido asilo a Robert Mugabe.

Entretanto as negociações prevêm que Robert Mugabe pode manter-se no Zimbábwè se quiser com a garantia de segurança e assistência do Estado que poderá continuar a reconhecê-lo como antigo presidente da República e Herói Nacional.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique