Moçambique conta com mais de 1000 novos militares

Moçambique conta com mais de 1000 novos militares

O país conta a partir de hoje, com mais de mil novos militares graduados, trata-se de jovens que desde Novembro do ano passado, foram submetidos a treinamento para a transformação da vida civil para militar, cuja graduação aconteceu este sábado.

O evento foi marcado por uma parada militar na qual os graduados fizeram várias exibições e juramento à bandeira como forma de assumirem compromisso de lutar pela pátria. Na ocasião, o vice-ministro da Defesa, a quem coube dirigir a cerimónia, destacou a importância da prontidão dos graduados na Defesa do país.

Por sua vez, o diretor do Centro de Instrução Básica Militar de Mungoine enalteceu o nível de superação dos graduados perante vários desafios que encontrou durante o treinamento.

Os graduados fazem parte do segundo grupo de militares formados no período de recrutamento referente a 2017.

Entre abraços, beijos,  lágrimas e aplausos, vários graduados foram recebidos pelos seus familiares e amigos em ambiente de festa. Entre os graduados está Neuzia Zacarias que foi eleita melhor atiradora, fazendo assim parte das poucas mulheres militares destacadas. Para ela mais do que ser melhor atiradora, o desafio é garantir a defesa da pátria.

Já outros graduados reconhecem os problemas enfrentados, mas dizem estar prontos para assumir os desafios nas unidades onde serão afectados.

Porém, os familiares consideram ser um alívio e sentem-se orgulhosos por saber que seus parentes estão dispostos para servir a nação numa carreira de maior responsabilidade.

A festa de graduação foi também abrilhantada pelas exibições culturais envolvendo os próprios graduados.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique