Moçambique dirige Comité Africano de Patinagem

Moçambique dirige Comité Africano de Patinagem

O presidente da Federação Moçambicana de Patinagem, Nicolau Manjate, foi nomeado presidente do  Comité Africano de Patinagem, durante o congresso da agremiação realizado no passado dia 28 de Novembro, no Cairo, Egipto.

Manjate irá dirigir este organismo durante dois anos, sendo que o principal objectivo passa por dinamizar a prática do hóquei e a corrida de patins em linha.

Esta nomeação irá permitir que Moçambique, uma das referências do hóquei em patins ao nível mundial, tenha cada vez mais voz activa nos congressos internacionais.

Moçambique, dada a excelente prestação nos Mundiais, onde teve um registo de um histórico quarto lugar em 2011, em San Juan, Argentina, tem sido reconhecido pelo Comité Internacional de Patinagem.

A título de exemplo, em 2011, Nicolau Manjate foi nomeado  vice-presidente do Comité Internacional de Hóquei em Patins (CIRH) para o desenvolvimento da modalidade em África.

Com esta nomeação, Manjate passou a ser membro do próprio Comité Internacional. Cinco anos depois, ou seja, em 2016, Manjate foi nomeado presidente da mesma agremiação no decurso do congresso realizado entre os dias 2 a 5 de Dezembro, em Cotonou, no Benin.

Nicolau Manjate foi presidente da Associação de Patinagem da Cidade de Maputo (APCM), em 1978. Manjate foi ainda vice-presidente da Federação Moçambicana de Patinagem para área de marketing entre 2005-2009.

Em 2010, Manjate foi eleito presidente da Federação Moçambicana de Patinagem (FMP) para um mandado de quatro anos.  

Já em 2016, Manjate viria ser reeleito ao cargo de presidente da agremiação para o quadriénio 2016/2020, numa eleição adiada nas vésperas por questões administrativas.

De resto, foi criada uma comissão de gestão pelo facto de a maioria dos membros da comissão votante terem chegado a conclusão que os estatutos que regiam a eleição dos corpos gerentes da FMP apresentarem, na altura, algumas lacunas.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique