Moçambique é o quarto país lusófono com maior velocidade de internet

Moçambique é o quarto país lusófono com maior velocidade de internet

Moçambique é o quarto melhor país da lusofonia com maior velocidade de internet, atrás do Brasil, Cabo Verde e Portugal (líder do grupo). Destaque para Angola que está nos “calcanhares” do país, ocupando a 5ª posição do ranking lusófono.

Com uma velocidade de download de ficheiros estimada em 1,76 Megabytes por segundo, o país ocupa a posição 153 do ranking mundial de velocidade de banda larga.

O estudo foi conduzido pela consultoria Measurement Lab, em parceria com a Google Open Source Research. O relatório baseou-se em mais de 163 milhões de testes de velocidade de internet em 200 países, de Janeiro de 2017 a Maio de 2018.

Timor-Leste (0,49 Mbps) está na cauda, ou seja, último classificado do ranking global que é liderado pela Singapura com uma velocidade de download de ficheiros estimada em 1,76 Megabytes por segundo.

A suécia ocupa o segundo lugar com 46 Mbps, seguida da Dinamarca, em terceiro lugar, com 43,99 Mbps. Os Estados Unidos da América (EUA), maior economia mundial surge no 20º lugar com 25,86 Mbps, indica a consultoria Measurement Lab.

O estudo destaca ainda o facto do top 10 deste ranking ser dominado por países da União Europeia (UE). As nações lusófonas, excepto Portugal (29º classificado), estão acima da posição 100, últimos.

De referir, que a actual posição ocupada por Moçambique na estatística global (153º no ranking mundial), representa uma queda comparativamente ao registo do anterior estudo do género, realizado há seis anos. Na altura o país ocupava a 140ª posição no índice global, com uma velocidade de internet de 2.13 Mbps, de acordo com a Net Index.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique