Moçambique e Ruanda assinam acordo de abolição de visto para passaportes diplomáticos

Moçambique e Ruanda assinam acordo de abolição de visto para passaportes diplomáticos

Moçambique e Ruanda assinaram nesta sexta-feira um acordo para a isenção de visto para passaportes diplomáticos. Este é um dos cinco protocolos fechados no quadro da visita de Estado de Filipe Nyusi a Kigali, que termina neste sábado.

Os cinco acordos foram acertados durante cerca de hora e meia, de reunião entre os Chefes de Estado dos dois países e os resultados foram selados pelos punhos dos chefes de diplomacia dos dois países.

Os dois países decidem estabelecer a comissão conjunta para assuntos de política e diplomacia, estabelecer uma cooperação na área da ciência, tecnologia e ensino superior, transporte aéreo, comércio e, para implementação imediata, ficam abolidos os vistos de entrada para passaportes diplomáticos, que traduzem a concretização do que já tinha sido projectado.

Na área de transporte aéreo passos e calendário já foram estabelecidos para que os dois países se possam interligar, através de voos ligando Maputo a Kigali e vice-versa, antes da próxima cimeira entre os dois presidentes, agendada para 2019.

Mais do que apenas rubricar, os dois estadistas dizem que os acordos, não terão letra-morta e marcam um estágio diferente de cooperar.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique