Moçambique está entre os 30 países com alta carga de tuberculose no mundo

Moçambique está entre os 30 países com alta carga de tuberculose no mundo

Celebra-se hoje o Dia Mundial da luta contra a tuberculose (TB). Um problema Global de Saúde Pública, que tem cura e que Moçambique pretende eliminar até 2030.  

A TB é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, que pode infectar vários órgãos, mas normalmente afecta o pulmão. Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, cansaço excessivo, suor nocturno, emagrecimento acentuado e rouquidão são os sinais mais frequentes.

Moçambique está entre os 30 países com alta carga de tuberculose no mundo. Estima-se que ocorram anualmente 150 mil novos casos da doença no país, dos quais 22 mil terminam em morte. Seis em cada 10 casos da doença permanecem não detectados.

O jornal O País entrevistou com uma jovem de 35 anos de idade, que foi diagnosticada Tuberculose. Porque prefere não ser identificada, vamos tratá-la por Madalena.

Diariamente, Madalena prova ser mais forte que este mal. Mãe de um filho de 19 anos de idade, a jovem faz de tudo para que ele não entre nas estáticas sobre a doença que lhe tirou a mãe.
O tratamento para a TB sensível consiste na toma de quatro medicamentos em dose fixa combinada durante seis meses. O tratamento é pesado.

A adesão ao tratamento continua a ser um desafio. Daí que a organização ADPP tem 7 programas nesta área e desde seu início já beneficiou cerca de um milhão de pessoas.

“Nós tentamos controlar quantos casos foram detectados, quantos iniciaram o tratamento e desses casos quantos terminaram o tratamento com sucesso. E é assim como nós avaliamos o nosso projecto ”.

O movimento de luta contra a Tuberculose, sedeado na Machava-sede é uma das associações com a qual a ADPP trabalha. Com cerca de 60 membros, na sua maioria ex-pacientes que fazem sensibilização comunitária.

No dia 18 de Março, realizou-se o diálogo nacional sobre a tuberculose, organizado pelo Ministério da Saúde e seus parceiros de cooperação. No evento, o Presidente da República disse que 90 porcento dos que aderem ao tratamento ficam curados e considerou importante o cometimento de todos para que a eliminação da doença seja uma realidade até 2030.

O tema do Dia Mundial da TB para este ano enfatiza a urgência de ampliar o acesso à prevenção e tratamento.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique