Moçambique pode beneficiar-se do apoio do Japão

Moçambique pode beneficiar-se do apoio do Japão

Japão anuncia apoio de 100 milhões de dólares para o serviço da dívida externa dos países em desenvolvimento, incluindo Moçambique. A informação foi tornada pública hoje, depois de uma audiência concedida ao Embaixador do Japão pelo Presidente da República, que igualmente  recebeu os cumprimentos de despedida do embaixador da Alemanha.

 

O diplomata nipónico, Kimura Hajime, disse que o encontro com o Presidente Filipe Nyusi tinha como objectivo trocar impressões sobre as relações de cooperação bilateral na área da saúde, com destaque para a pandemia do novo Coronavírus.

Falando à imprensa, Hajime disse que o governo japonês tem disponível um apoio de 100 milhões de dólares para o serviço da dívida externa dos países em desenvolvimento, incluindo Moçambique.

Ainda no seu Gabinete de trabalho, Filipe Nyusi recebeu Delter Wolter, embaixador da República alemã, que se foi despedir pela ocasião do fim do seu mandato. Segundo Wolter, a Alemanha disponibilizou-se em apoiar Moçambique num programa especial para o combate à COVID-19 no valor de 15 milhões de euros.

Através do Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas, a Alemanha vai apoiar às populações da província de Cabo Delgado, que depois de terem sido assoladas pelo ciclone Kenneth, em 2019, debatem-se actualmente com os efeitos dos ataques terroristas que têm aumentado o número de deslocados naquela província.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique