Moçambique recebeu USD 700 milhões do Banco Mundial em 2019

Moçambique recebeu USD 700 milhões do Banco Mundial em 2019

Os compromissos financeiros do Banco Mundial para com Moçambique atingiu um montante de 700 milhões de dólares no ano passado. Trata-se do valor mais alto desde 2016.

O Banco Mundial desembolsou 700 milhões de dólares norte-americanos, em apoio ao desenvolvimento socioeconómico de Moçambique ao longo de 2019, acima dos USD 530 milhões concedidos no ano anterior.

Da análise aos compromissos financeiros desta instituição financeira da Bretton Woods, consta que os fundos canalizados no ano passado, foram os mais altos desde 2016 (USD 316 milhões).

Em 2017, Moçambique recebeu o valor baixo (apenas USD 104 milhões), tendo ascendido para 530 milhões de dólares no ano seguinte, apurou o “O País” junto do Banco Mundial.

No presente ano de 2020, os compromissos financeiros chegam aos 400 milhões de dólares. O desembolso mais recente foi a 14 de Fevereiro, uma subvenção no valor de USD 75 milhões de USD da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), em apoio aos esforços do Executivo de Maputo em alcançar o seu dividendo demográfico, aumentando o empoderamento, o acesso à educação e as oportunidades de emprego para jovens, especialmente meninas adolescentes e mulheres jovens.

Este apoio surge pelo facto de Moçambique apresentar um dos maiores índices de fertilidade da África Subsaariana, com taxas de casamento prematuro e gravidez na adolescência entre as mais altas do mundo.

“Será importante que Moçambique acelere sua transição demográfica ao mesmo tempo que se esforça para educar e empregar sua população em idade economicamente activa de forma a impulsionar o crescimento inclusivo e a redução da pobreza,” disse Francisco Campos, economista-sénior do Banco Mundial.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique