Modelo do Moçambola e sorteio definidos este sábado

Modelo do Moçambola e sorteio definidos este sábado

É quase um dado seguro que o Moçambola 2019 vai tomar a forma tradicional, depois de ter sido cogitado a possibilidade de se realizar num novo modelo de duas séries, regionalizadas, nomeadamente a série do sul do Save e a série do norte do Save.

O Governo já veio várias vezes assumir que não deseja o modelo regional por ser divisionista e não reflectir a unidade nacional, dai que tenha criado condições, mesmo através do Presidente da República, Filipe Nyusi, que teve que intervir junto da Heineken para que patrocine a prova, devido ao défice apresentado pela Liga Moçambicana de Futebol para levar avante o Moçambola no modelo tradicional.

Assim, há indicações de que estão criadas condições para que o Moçambola volte ao modelo tradicional, sendo que os clubes vão se reunir, hoje, em Assembleia Geral extraordinária, para definir alguns aspectos visando a prossecução da prova no modelo tradicional. Aliás, se a questão do modelo tradicional, de todos contra todos em duas voltas já não constitui entrave para o arranque da prova, o que os associados da Liga Moçambicana de Futebol devem debater é a questão das equipas que vão descer de divisão, tendo em conta o plano de sustentabilidade do Moçambola que está a ser projectado polo organismo que gere o principal campeonato de futebol.

É que o plano prevê a redução do número de equipas na presente e na próxima temporada do Moçambola, para permitir que a prova seja disputada por 12 equipas em 2021. Facto mesmo é que esse debate, de alteração do regulamento de competições do Moçambola é o único ponto de agenda da convocatória para a Assembleia Geral extraordinária deste sábado.

Porém, depois dos clubes aprovarem o modelo tradicional do Moçambola e a referida alteração do regulamento de competições, será realizado um novo sorteio do campeonato nacional de futebol, já do sistema de todos contra todos, em duas voltas, que vai corporizar 30 jornadas. O Moçambola 2019 vai iniciar a 27 de Abril próximo e o campo que vai acolher a cerimónia de abertura será conhecido este sábado, durante a Assembleia Geral extraordinária.

O modelo da disputa do Moçambola-2019 será confirmado oficialmente no próximo sábado, aquando da Assembleia Geral Extraordinária da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), segundo revelou o Presidente da LMF, Ananias Coana, em contacto com o LanceMZ, na noite de quarta-feira, 9 de Abril, após a publicação da notícia que dava conta de que já há luz verde para que a prova tenha lugar no formato clássico, em que os 16 clubes disputam o canecão no sistema de todos-contra-todos em duas voltas.

Sem confirmar, muito menos desmentir os dados avançados por LanceMZ, Ananias Coana, apenas deu conta que há contactos que estão a ser feitos para a viabilizar a prova no modelo clássico.

Esta manhã em entrevista à RM Desporto, Coana reiterou que "o resultado do trabalho que está a ser desenvolvido será discutido em Assembleia Geral pelos próprios clubes e depois se tomará uma decisão sobre aquilo que deverá ser a revisão do regulamento de competições".

Num outro desenvolvido o Presidente da LMF disse que "os detalhes sobre o Moçambola nos moldes de todos-contra-todos serão anunciados oficialmente em Assembleia Geral, portanto o que gostaríamos de afirmar é que nós estamos a trabalhar para através dos canais próprios, como comunicados oficiais ou em conferência de imprensa, que estamos a preparar a sua marcação para anunciar o modelo do Moçambola 2019".

O Moçambola 2019 tem a data de arranque marcada para o próximo dia 27 de Abril e no próximo sábado, 13 de Abril, a LMF pretende discutir com os clubes o plano de sustentabilidade da prova, que passa por rever o regulamento de competições.

Ao que apuramos esta revisão passa por definir o número de clubes que irão descer de divisão no final da época 2019, sendo que prevê-se que sejam cinco, de modo a que em 2020 o Moçambola seja disputado por 14 clubes, uma ideia que não é vista com bons olhos por alguns clubes.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique