Momento das grandes decisões

Momento das grandes decisões

É chegado o momento de decisões na Engen Maputo Basket em seniores masculinos. Ferroviário de Maputo e A Politécnica iniciam, sexta-feira, às 18h15, no pavilhão do Maxaquene, a disputa da final da Engen Maputo Basket num “play-off” a melhor de cinco jogos.

Com apenas uma derrota na fase regular, por sinal, diante do Costa do Sol e num jogo em que utilizou atletas juniores, o Ferroviário de Maputo é claramente favorito a conquistar o campeonato da cidade de basquetebol em seniores masculinos.

Há, de resto, vários factores que jogam a seu favor: venceu todos os jogos que teve pela frente diante d’ A Politécnica esta temporada. Rotinada aos títulos, a equipa de Milagre “Mila” Macome é bem servida por jogadores experientes e de selecção nacional que, recentemente, disputaram as eliminatórias da zona VI para o Afro CAN.

Tais são os casos dos gémeos Orlando e Ermelindo Novela, Pio “Lingras” Matos, Custódio Muchate, Octávio Magoliço, Manuel Uamusse e David Canivete Jr, Hugo Martins e Milton Caifaz.

À estes, juntam-se Edson Monjane, Francisco “Chiquinho” Macarringue”, Stélio Rodrigues, Baggio Chimonzo e Dércio “Dado” Mula, atletas que por vários motivos não estiveram presentes em Harare, Zimbabwe.
É com esta “armada” que os actuais detentores do troféu têm dominado as provas internas, apresentado--se fortes quer no jogo interior quer no jogo exterior.

Depois de, ano passado, ter caído aos pés do Maxaquene nos quartos-de-final da prova, a A Politécnica fez uma prova a considerar, porquanto deixou para trás nas “meias” um candidato ao título: Costa do Sol.

Com muita juventude irreverente, José Macuácua conseguiu montar uma estrutura e que bateu-se de peito aberto com um reforçado Costa do Sol (ndr: foi buscar Amarildo Matos, Asmilton Ribeiro, Ivan Cossa) e chegar a final do campeonato da cidade dois anos depois.
Saliente-se, nesta equipa, Yuran Biosse, os gémeos Mirlon e Nilton Parruque, Lote Tonela, Virgílio Wachene, Fernando Jinó e Perdigo Matola.

Mesmo depois de perder jogadores experientes nos últimos anos, tais como Jonas Faduco, Asmilton Ribeiro e Francisco Braga (Costa do Sol), Inélcio “Chirinho” Chire e Dércio “Dado” Mula (Ferroviário de Maputo), a A Politécnica não desfaleceu. Pelo contrário: continuou a apostar em atletas jovens e sem “nome” para fazer face os seus adversários.

O jogo um dos play-offs da final da Engen Maputo Basket em seniores masculinos está marcado para sexta-feira, às 18h15, no pavilhão do Maxaquene. Já no domingo, 16 de Junho, temos o jogo 2 para na terça-feira, realizar-se o jogo 3.

A ÚNICA VEZ DOS “UNIVERSITÁRIOS”

A 23 de Abril de 2018, a A Politécnica fez história no pavilhão do Desportivo ao derrotar o Ferroviário de Maputo na final da Taça Maputo, por 75-62. 

 Fez-se história, sublinhe-se, porque naquela noite José Macuácua (“coach” da A Politécnica)  “vingava-se”  de um adversário que em 2017  o derrotara  na final da Engen Maputo Basket, Campeonato da Cidade.
Neste jogo decisivo, o Ferroviário de Maputo liderou no primeiro quarto com um parcial de 22-11.  Já no segundo quarto, etapa do jogo em que a A Politécnica entrou melhor, os “universitários” venceram por 38-28.

O terceiro quarto, intenso, voltou a ser controlado pela A Politécnica que venceu por 54-44. No quarto e último período, o Ferroviário de Maputo fez uma recuperação mas no final perdeu o jogo por 75-62.

Esta competição disputada em duas fases. Na primeira, as equipas jogaram num sistema de todos contra todos, tendo sido classificadas, em ordem decrescente, as quatro melhores, nomeadamente Ferroviário, A Politécnica, Maxaquene e Costa do Sol.

Engen Maputo Basket:
Quadro de jogos
Pavilhão do Maxaquene
Sexta-feira, 14 de Junho de 2019
18h30
Jogo 1
Ferroviário de Maputo vs A Politécnica

Domingo, 16 de Junho de 2019
17h30
Jogo 2
A Politécnica vs Ferroviário de Maputo

Terça-feira, 18 de Junho de 2019
18h15
Jogo 3
Ferroviário de Maputo vs A Politécnica

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique