MPLA homenageia ex-Presidente na celebração da independência

MPLA homenageia ex-Presidente na celebração da independência

No discurso alusivo ao 42.º aniversário da independência angolana, que se assinala hoje, o partido no poder  em Angola desde 1975 recorda a figura de José Eduardo dos Santos como "Arquicteto da Paz", e "de quem os angolanos herdaram um país unido", Segundo noticia a RTP.

"Em paz e com um povo reconciliado consigo próprio, facto que representa um importante capital, indispensável para poderem enfrentar e vencer os desafios do presente e do futuro", sublinha o bureau político, sobre José Eduardo dos Santos, que deixou o poder a 26 de Setembro, ao fim de 38 anos.

João Lourenço, também do MPLA, foi eleito o terceiro Presidente da República de Angola, mas o ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, mantém-se como presidente do partido e a 23 de Outubro viu o comité central proferir uma declaração de apoio.

"Exorta os militantes, os simpatizantes e os amigos do MPLA a cerrarem fileiras em torno do MPLA e do seu Líder, o camarada presidente José Eduardo dos Santos", lê-se no comunicado final da primeira reunião ordinária do comité central realizada após as eleições gerais.

Na posição oficial sobre o 42.º aniversário da independência do poder colonial português, o bureau político do MPLA, que foi também um dos três movimentos de libertação nacional, assume que "no quadro da execução do actual Programa de Governo", o partido "vai melhorar o que está bem e corrigir o que está mal, aperfeiçoando os mecanismos que geram eficiência operacional e eficácia governativa na sua actuação".

"Reforçando permanentemente a qualidade do serviço das instituições do Estado angolano", refere o partido, mas sem falar no nome do Presidente da República e vice-presidente do MPLA, João Lourenço, que hoje presidiu as comemorações que decorreram na província da Huíla, no sul do país.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique