“Mulher da noite” no palco do Teatro Avenida

“Mulher da noite” no palco do Teatro Avenida

O Teatro Avenida, na cidade de Maputo, é o palco escolhido pelo poeta Leco Nkhululeko para misturar várias manifestações artísticas, designadamente, a poesia, a música e dança. O concerto acústico intitulado “Mulher da noite – o eterno amor” irá realizar-se no dia 18 deste mês, e contará com a participação da escritora Paulina Chiziane, a bailarina e actriz Iva Mugalela, o bailarino Osvaldo Passirivo, dos músicos Samito Tembe, Mauro Paulo, Jorge Domingos e a cantora Helena Rosa.

Do elenco, os instrumentistas seguem Nkhululeko sempre que a sua inspiração envia-o ao palco. Apenas Samito Tembe e Jorge Domingos são novos no grupo. Quem não é nova neste tipo iniciativa é Paulina Chiziane, afinal, além da escrita literária, nos últimos tempos também tem-se dedicado à música.

Ao longo dos 50 minutos, de acordo com antropóloga Sónia Seuane, citada em comunicado da Tindziva, Leco Nkhululeko propõe-se a entreter as percepções sobre a expressão “Mulher da noite”, usada no quotidiano de forma “normativa”. “Neste encontro entre a poesia, a música e a dança, a expressão ganha novos contornos e desperta-nos para uma vivência que não muito distante, muitas vezes é escondida, repelida e não reconhecida entre nós cidadãos da aldeia global. Nós os cosmopolitas. Numa mistura de amor e ódio, prazer e dor e de lutas internas sofridas que só os africanos conhecem o sabor, Nkhululeko insita-nos a reflectir profundamente  sobre a diferença que os discursos têm das práticas e desafia-nos a reconhecer as diversas mulheres da noite que podem existir nas nossas vidas. Quem é a dita Mulher da Noite afinal, esse tal amor eterno?”, questiona a antropóloga.

Leco Nkhululeko é autor dos livros “Há Gritos no silêncio” (2011) e “Bíblia Lounge” (2018). É activista cultural e social, com foco na literatura. Nos últimos anos, recebeu distinções do Prémio Nósside, na Itália, pelos poemas: “Sangue de Darfur”, 2009; Casa de Ninguém, 2010; África Esperança, 2013; “Eutanásia”, 2014 e “Mediterrâneo”, 2015.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique