Munícipes clamam por reabilitação de vias em Quelimane

Munícipes clamam por reabilitação de vias em Quelimane

Grande parte das ruas e avenidas da cidade de Quelimane, na Zambézia, apresentam níveis acentuados de degradação. O cenário remonta a algum tempo e as autoridades municipais têm conhecimento sobre o assunto.

Num passado recente, Quelimane apresentava boas estradas, o que facilitava a circulação de pessoas e bens. Entretanto, hoje, o cenário é de profunda tristeza tal como descrevem munícipes ouvidos pela nossa reportagem.

As avenidas 25 de Junho, que dá acesso ao Aeroporto de Quelimane, 1 de Julho que dá acesso ao campo do Ferroviário, a rotunda da Praça dos Trabalhadores no centro da cidade, a avenida 7 de Setembro, a Eduardo Mondlane, entre outras, são das que apresentam níveis acentuados de degradação.

A degradação das vias iniciou muito antes da época chuvosa. Aliás, as estradas e avenidas foram se degradando sob olhar impávido das autoridades, facto que deixa munícipes e automobilistas indignados com a situação.

Pequite Jone, automobilista, chamou atenção ao governo provincial para fazer pressão ao conselho municipal, no sentido de intervir nas vias da cidade para o bem dos veículos e da população. Júlio Amaral, outro automobilista, apelou a quem de direito para igualmente intervir nas estradas de forma urgente.

O edil de Quelimane, Manuel de Araújo, reagiu em volta da degradação das estradas cidade onde é presidente. De Araújo desdramatiza a situação e diz que a edilidade está a par do assunto, sendo que neste momento tem todo o material no seu estaleiro para intervir assim que a chuva parar.

"Se estiveram atentos, na semana passada, quando ficamos três dias sem chuva, tapamos buracos a partir do Cine Teatro Águia até a zona do Standard Bank e assim que tivermos dias consecutivos de sol vamos continuar com a operação, portanto não há problema nenhum e ainda este ano vamos ter buracos zero" disse.

Por estas alturas, a cidade de Quelimane está a registar períodos de chuvas, facto que de certa forma piora a degradação das vias.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique