Município de Maputo introduz unidades móveis de cobrança de impostos

Município de Maputo introduz unidades móveis de cobrança de impostos

O novo sistema de cobrança de impostos, introduzido, hoje, pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo, consiste na alocação de unidades móveis de cobrança de impostos e taxas municipais nos diversos pontos da cidade.

A medida visa descongestionar os postos de cobranças municipais, que registam aumento de procura nos primeiros três meses do ano.

Para o efeito, serão alocadas diversas unidades móveis nos locais de maior concentração de pessoas e instituições com elevado número de trabalhadores para efectuarem à cobrança dos impostos de viaturas, pessoal autárquico e outras taxas.

Na tarde desta quarta-feira, David Simango, presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, fez o lançamento simbólico da modalidade de pagamento no mercado grossista do Zimpeto, um dos locais de maior aglomeração populacional da urbe.

“Cobrança móvel significa que ao em vez das pessoas se dirigirem a um local, ao posto de cobrança ou recebedoria, a pessoa que faz a cobrança se dirige para onde estão as pessoas a serem cobradas e lá dá a oportunidade de fazerem o pagamento dos impostos”, frisou.

A iniciativa do Conselho Municipal deriva do registo de vários problemas identificados nos postos de cobranças, tais como lentidão do sistema, incompatibilidade de impressoras, o que acabava gerando longas filas e morosidade no atendimento dos cidadãos.

“Todos os impostos municipais, todas as taxas municipais podem ser pagas de forma móvel, fazemos isto com vista a aproximar o serviço aos nossos munícipes”, disse o edil.

Assim, o município de Maputo entende que os munícipes já não vão se queixar de filas e mau atendimento para pagamento de impostos e taxas municipais.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique