Nacionais de boxe terão lugar este fim-de-semana em Maputo

Nacionais de boxe terão lugar este fim-de-semana em Maputo

O Campeonato Nacional de Boxe, edição-2017, vai arrancar, nesta semana, e vai decorrer nos dias 24, 25 e 26, na capital do país, confirmou o secretário-geral da Federação Moçambicana de Boxe, António Hélio, em entrevista ao RM Desporto. O arranque da prova será antecedido de uma reunião técnica marcada para a tarde de hoje.

António Hélio disse estar tudo pronto para o arranque do campeonato e que as condições de alojamento, transporte e oS bancos dos confrontos estão assegurados.

A cidade de Maputo vai estar representado por pugilistas do Estrela Vermelha, Matchedje, Ferroviário, academias Nhuane, Lucas Sinóia, Paulo Jorge, Rectificadora LM e Núcleo de Bagamoyo, que ao todo perfazem 80 por cento dos participantes do campeonato nacional.
Outras províncias que normalmente são representadas nos “nacionais” são Gaza, Inhambane, Manica, Sofala e Nampula, estas duas últimas com uma média de seis a sete atletas e as restantes com uma média de três.

As expectativas em relação à maior prova de boxe do país, de acordo com António Hélio é grande. “Nós esperamos que o campeonato seja muito competitivo e nós vimos que o campeonato da cidade de Maputo teve um nível de competitividade de maior destaque, por isso nós pensamos que no campeonato nacional haverá este nível de competitividade. Nós temos acompanhado a área da arbitragem que também está a preparar-se, estão a fazer alguns seminários para criarem condições de preparação aos próprios árbitros, porque temos recebido muitas queixas por parte dos participantes das competições e nós já conversamos com a arbitragem, e pensamos que já demonstraram um outro nível de ajuizamento das competições”, disse António Hélio falando sobre os primeiros passos dados em relação a organização da prova que terá lugar no final de semana.
Relativamente a participação dos pugilistas tendo em conta a sua preparação e organização para o nacional de Maputo, Hélio disse esperar que os mesmos continuem com o mesmo nível de crescimento “para que dêem maior brilho ao campeonato”.

O campeonato será constituido por alguns eventos culturais para animar a prova, para além do evento desportivo. De acordo com o secretário-geral da Federação Moçambicana de Boxe, para o dia da abertura da competição, “teremos o desfile das delegações e participantes e algumas actividades culturais que vão durar cerca de uma hora e meia, depois as 18.30 vão começar os primeiros combates (preliminares) que vão até as 21.30, posto isso interrompemos e retomamos no sábado, onde teremos sessão com duas partes, a primeira vai iniciar as 14-17 horas e a segunda das 18-20 horas”, disse.
Para o último dia do nacional de boxe, a última vai iniciar às 13 horas e vai terminar às 17 horas, onde haverá a gala de premiação a partir das 18 horas.

Sofala quer conquistar o nacional
Uma das províncias que normalmente tem tido representantes à altura é Sofala e os pugilistas daquela parte do país dizem estar prontos para competir no certame, tendo como objectivo surpreender os seus adversários.

Os sete atletas de Sofala garantiram a transição para a maior prova nacional de boxe no último sábado. Os apurados foram vencedores do campeonato provincial da modalidade, que decorreu no último fim-de-semana na Beira, onde participaram 20 atletas em representação a academia Sixpence e ao pavilhão dos Desportos da Beira e foi organizado pela associação provincial da modalidade. Segundo António Mandela, director técnico provincial da associação que gere a modalidade, os atletas daquele ponto do país estão em condições de medir forças com outros atletas e prometem medalhas para a província de Sofala. “Já participamos várias vezes de campeonatos, mesmo torneios provinciais. Sofala está em pé de igualdade com outras províncias nacionais. O nosso objectivo é de chegarmos ao topo, mas no “ring” vamos ver quem será o melhor atleta, porque o melhor não se vê só a treinar. Portanto, só no combate vai-se apurar o vencedor. Mas Sofala tem muita esperança de chegar ao topo para trazer medalha de ouro ou de prata”, prometeu António Mandela, director técnico provincial da associação de boxe de Sofala.

Refira-se que os atletas que vão representar a província de Sofala são da categoria dos 52 a 75 kg.

Recorde-se que o campeonato nacional terá lugar no pavilhão do Estrela Vermelha.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique