Nampula tem apenas três ventiladores para casos complicados da COVID-19

Nampula tem apenas três ventiladores para casos complicados da COVID-19

A província mais populosa do país, Nampula, conta com apenas três ventiladores para doentes da COVID-19 que venham a precisar de cuidados especiais. A informação foi dada a saber desta quinta-feira pelo médico-chefe daquela província, durante uma a visita ao centro de isolamento efeituada pelo secretário de Estado e do governador provincial.

Sem um caso confirmado, mas mesmo assim o momento não é para descanso…o sector da Saúde na província de Nampula criou o centro de isolamento há duas semanas, com capacidade total para 120 camas, mas neste momento foram montadas 29.

A disponibilidade de camas, porém, não é tudo. O coronavírus tem a particularidade de criar dificuldades respiratórias na sua manifestação mais grave e nesses casos é necessário o recurso à respiração através dos chamados ventiladores.

“Em termos de ventiladores, este é outro assunto. Nós neste momento temos dois que estão disponíveis no Hospital Central de Nampula e mais um que está a chegar. Estamos a trabalhar com parceiros locais para vermos o que vamos conseguir nos próximos tempos”, disse Sulaimana Isidro, médico-chefe na Direcção Provincial da Saúde em Nampula.

O secretário de Estado e o governador da província exigiram proactividade do sector da Saúde para que não seja encontrado em contra-pé. “É preciso, nestas camas que já estão montadas, termos todas as condições criadas”, advertiu Manuel Rodrigues, governador de Nampula.

A província de Nampula tem neste momento 13 pessoas em quarentena domiciliar. Cinco delas são nacionais que tiveram contacto com o grupo de Palma, em Cabo Delgado, onde foi detectado o primeiro caso positivo foram de Maputo, e aguarda-se pelos resultados das análises.

Os dois governantes de Nampula procederam, igualmente, à entrega de duas ambulâncias novas adquiridas pelo Governo para reforçar a capacidade de movimentação neste período de emergência.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique