Nas praias africanas mandamos nós…

Nas praias africanas mandamos nós…

Foram quatro dias de muita pressão nas arreias das praias egípcias, mas também de glória e muita festa para as duas duplas moçambicanas que estiveram no africano de voleibol de praia. Uma conquista invicta, isto é, sem nenhuma derrota, fez da Leocádia e Mércia, em femininos, e Jorge e José, em masculinos, bi-campeões nacionais da modalidade, no escalão de sub-21, renovando os títulos conquistados ano passado, no mesmo lugar.

Esta quarta-feira, depois da glória, aterravam no solo pátrio, e, num ambiente de festa, com presença de familiares, amigos, dirigentes desportivos e a onda vermelha que apoia as selecções moçambicanas de todas modalidades, os atletas foram recebidos em apoteose. Empunhando medalhas e taças de campeões africanos de voleibol de praia, aliás, de bi-campeões africanos, os atletas assumiram as dificuldades que encontraram neste africano, mas garantiram que tudo se tornou fácil ao longo da prova, movidos pela humildade e vontade de vencer, o que fez coim que o duplo sonho se concretizasse: a conquista do título e a qualificação ao Mundial da modalidade.

Já com a qualificação assegurada ao mundial de voleibol de praia, há que trabalhar arduamente para representar da melhor forma o país e o continente no geral. Não será fácil, como eles mesmos já fazem ideia, tanto mais que no mundial vão encontrar países mais rodados e com mais experiência em provas internacionais, casos de Brasil, Estados Unidos da América, Tailândia, Alemanha e outros.

Mas há uma convicção nos atletas: depois de conquistar África, a vez e hora, agora, é de conquistar o mundo.

Para já, mesmo sem garantias de estágios fora de portas, as duplas moçambicanas de sub-21 querem, desde já, trabalhar, para assegurar lugar digno no campeonato do mundo de voleibol de praia, prova que se realiza de 19 a 23 de Junho, na Tailândia.

 

Governo e FMV garantem condições para o mundial

O governo, através do Director Nacional do Desportos, Francisco da Conceição, garante que tudo será feito para que preparação e participação das duplas nacionais de voleibol de praia no mundial da Tailândia seja um sucesso. Para o governo, esta participação dos atletas moçambicanos já não é prioridade do governo ou da Federação Moçambicana de Voleibol, mas sim uma prioridade do Estado, onde todos devem se envolver para que o sucesso seja de todos os moçambicanos.

Já a Federação Moçambicana de Voleibol mostrou-se satisfeita com o feito alcançado no Egipto e dedicou as conquistas, em ambos os sexos, aos afectados pelo ciclone Idai, que se abateu pela zona centro do país. Agora, para o mundial da Tailândia, a federação diz estar esperançado numa boa prestação dos atletas moçambicanos. As atenções, neste momento, viram-se para as duplas moçambicanas em seniores, finais deste mês vão ao africano da Nigéria, procurar a revalidação do título e a qualificação ao Mundial da categoria.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique