Nobre dos Santos, Martins Mapera e Evodina Tembe lançam livros na Beira

Nobre dos Santos, Martins Mapera e Evodina Tembe lançam livros na Beira

Editora Fundza lança, esta sexta-feira, três livros. A cerimónia de lançamento irá realizar-se na Universidade Zambeze, cidade da Beira.

 

Três de uma só vez…: Didáctica de leitura e escrita; Educação, cultura e linguagem em Moçambique, ambos da autoria de Nobre Roque dos Santos e Martins Mapera; e O impacto de um sistema de informação na gestão académica, de Evodina Cumbane Tembe. Estes são os títulos dos livros que serão lançados pela editora Fundza, às 16 horas de sexta-feira, no Anfiteatro A da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Zambeze (UniZambeze), lá nas bandas do Chiveve.

O primeiro dos três livros do catálogo da Fundza, Didáctica de leitura e escrita, foi concebido para o espaço pedagógico, e apresenta estratégias de leitura e compreensão de textos. A partir de um trabalho de campo, realizado nas escolas secundárias da cidade de Maputo, o livro com 194 páginas procura mostrar como os professores ensinam a ler. Tendo este princípio, os autores desenvolveram conceitos sobre como melhorar a leitura e a escrita na sala de aulas. “Este livro é uma abordagem sobre a estratégia de leitura e escrita e a pesquisa começou em 2005. Eu trato da primeira parte do livro, destinada à leitura, e Martins Mapera focou-se na segunda, destinada à escrita”, adiantou Nobre Roque dos Santos.

Já no segundo livro dos dois autores, Educação, cultura e linguagem em Moçambique, na verdade, estão incluídos 22 textos de igual número de participantes. Segundo explicou Martins Mapera, o livro resulta de um programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da UniZambeze. “No programa, o grande objectivo é formação do Homem, o que passa por pesquisa e publicação de textos. Isso ajuda-nos a resolver grandes problemas de carácter social”. O livro com 350 páginas atravessa duas dimensões: cultura e educação e linguagem, considerando o contexto multilinguístico que caracteriza Moçambique. “Este é um livro rico, que será usado no ensino e na comunidade, no dia-a-dia das pessoas”, garante Mapera.

O terceiro e último, O impacto de um sistema de informação na gestão académica, de Evodina Cumbane Tembe, é uma adaptação da tese de mestrado. Em 72 páginas, a autora reflecte sobre vivências e funcionalidades do sistema de informação académica na UniZambeze. “Este trabalho permitiu-me ver que o sistema de informação de gestão é importante para o desenvolvimento da produção e produtividade da instituição ou de uma organização”.

Didáctica de leitura e escrita; Educação, cultura e linguagem em Moçambique; e O impacto de um sistema de informação na gestão académica serão apresentados por Júlio Taimira, Vice-reitor do Instituto Superior de Ciência e Tecnologia Alberto Chipande, e Cristóvão Felisberto Seneta, docente na UniZambeze.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique