Número de mortes por SIDA reduz em 20% no país

Número de mortes por SIDA reduz em 20% no país

No contexto em que o mundo celebra o Dia de Luta Contra o HIV/SIDA, as cerimónias centrais no nosso país foram realizadas na província de Nampula, dirigidas ao mais alto nível pelo Presidente da República.

Numa cerimónia bastante concorrida, a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, elogiou o compromisso de Filipe Nyusi na melhoria das condições de vida da população, que se manifesta no investimento no sector da saúde.

“Comunidades fazem a diferença na resposta nacional ao HIV e Sida” é o lema escolhido para marcar a passagem do primeiro de Dezembro no mundo – uma mensagem que tem mais do que um significado semântico, segundo Filipe Nyusi.

Em Moçambique estima-se que mais de dois milhões de pessoas vivem com o HIV e Sida. Neste momento, 1538 unidades sanitárias dão o tratamento antirretroviral no país, correspondendo a uma taxa de cobertura de 93%.

Com mais pessoas em tratamento, diminuiu em 5% a transmissão do HIV, e as mortes baixaram em 20% nos últimos cinco anos. Entretanto, Filipe Nyusi quer mais consciência da sociedade.

A média nacional de seroprevaléncia de HIV é de 13.5%.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique