Nyusi apela à Renamo a não desistir do alcance da paz efectiva

Nyusi apela à Renamo a não desistir do alcance da paz efectiva

O Presidente da República apelou à Renamo a não mudar de ideia sobre o desfecho do pacote de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração. O pedido foi feito hoje durante um comício que o Chefe do Estado orientou no bairro do Bagamoio, em Maputo.

Nyusi preferiu focar-se numa preocupação nacional, apelando à Renamo a não desistir do alcance da paz efectiva,

"Esperamos que não mudem de ideia porque o povo moçambicano não tem outra alternativa se não se não a paz para poder produzir. Nos queremos continuar a ser um país tranquilo, harmonioso onde todos convivemos e todos trabalhamos para povo. E os irmãos da Renamo que estão lá no mato, das poucas vezes que fui e tive interacção… que o Dhlakama me deixou falar com eles ficou claro, que estão na expectativa para voltar a fazer a vida normal", disse Filipe Nyusi.

O Presidente terminou garantido que não irá descansar enquanto o processo de pacificação não foi concluindo.

Ainda hoje, o Presidente da República inaugurou a Escola Secundária da Munhuana. Degradada, quase sem tecto e com sistema de saneamento deficiente. É como se encontrava a Escola Primária da Munhuana antes de Setembro de 2017. Reconstruída de raiz, ganhou o estatuto de secundária geral e um novo aspecto.

Hoje, a escola conta com 18 salas de aula, biblioteca, laboratórios e sala de informática para beneficiar cerca de 1800 alunos. A escola custou 97 milhões financiados pelo Fundo de Apoio ao Sector da Educação.

Na ocasião, Filipe Nyusi garantiu soluções para os problemas do abastecimento de água, energia. O desenvolvimento foi o principal pedido feito pela população. O povo quer água, energia e segurança pública e o Presidente chamou os responsáveis de cada sector para responder as preocupações.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique