Nyusi desafia titulares das autarquias a abandonarem actos de corrupção

Nyusi desafia titulares das autarquias a abandonarem actos de corrupção

O Presidente da República dirigiu esta segunda-feira a décima reunião nacional das autarquias locais que decorre na capital do país. Durante cinco dias, os 53 presidentes dos municípios serão dotados de ferramentas sobre a legislação que visam melhorar a sua actuação.

Neste que foi o primeiro contacto formal que o presidente da República manteve com os titulares das autarquias locais eleitos nas eleições de 2018, o estadista moçambicano começou por reconhecer o papel das autarquias locais no desenvolvimento do país, tendo em seguida exortado aos presentes a serem mais transparentes e a abandonarem actos de corrupção.

Já que actualmente decorre o debate sobre o novo pacote de descentralização, Nyusi apelou aos edis a saírem dos gabinetes, a a privilegiarem a auscultação pública, assim como a prestação de contas.

Na ocasião, Tagir Carimo, em representação dos 53 presidentes das autarquias locais manifestou todo tipo de apoio ao processo de descentralização.

A ministra da Administração Estatal e Função Pública falou dos objectivos da reunião que irá abordar trinta temas até a próxima sexta-feira.

Além dos presidentes das autarquias locais, o evento contou com a presença dos órgãos de soberania, governadores provinciais, ministros e vice-ministros entre outros convidados.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique