Nyusi diz que apoio de parceiros ao DDR é essencial para o sucesso de políticas públicas

Nyusi diz que apoio de parceiros ao DDR é essencial para o sucesso de políticas públicas

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o apoio dos parceiros ao processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) de homens armados da Renamo é fundamental para o sucesso das políticas públicas de desenvolvimento do país.

A informação foi apresentada, ontem, no Palácio da Ponta Vermelha, na cidade de Maputo, em um jantar que o Presidente da República ofereceu ao príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magn, alusivo à sua visita a Moçambique.

Na ocasião, o Chefe de Estado apresentou ao príncipe a fotografia actual de Moçambique, tendo destacado os estragos das calamidades naturais que fustigaram, recentemente, o país e o processo de construção da paz efectiva em curso.

"O apoio dos parceiros ao processo de desarmamento, desmobilização e reintegração afigura-se indispensável para o sucesso das políticas e planos do nosso desenvolvimento nacional com vista a impulsionar o crescimento económico e permitir, deste modo, a redução da pobreza que assola grande parte da nossa população", disse Filipe Nyusi na sua intervenção.  

Pelo facto de Moçambique sofrer, recorrentemente, desastres naturais, o Chefe de Estado moçambicano considerou ainda ser fundamental o reforço da parceria bilateral com a Noruega que já esta a apoiar o processo de reconstrução pós-ciclones Idai e Kenneth.

"Continuemos a aprofundar a nossa cooperação bilateral no âmbito das mudanças climáticas para que nos possamos capacitar e consigamos materializar os compromissos internacionais que são benéficos para todos nós", disse o Chefe de Estado.

Do lado da Noruega, o príncipe mostrou abertura do seu Reino em apoiar Moçambique em diversas áreas, com destaque para a paz e a gestão dos recursos provenientes da indústria de Gás Natural Liquefeito, numa altura em que o país pensa na criação do Fundo Soberano.

"Na Noruega, a gestão cuidadosa dos recursos naturais contribuiu para a geração da prosperidade e esperamos que assim seja para Moçambique. Temos o prazer de ser o vosso parceiro neste processo. Gostaríamos de congratular a si, Senhor Presidente, bem como, ao líder da oposição, (Ossufo) Momade, pela assinatura do acordo de paz, no ano passado. A Noruega vai continuar a apoiar a sustentabilidade da paz em Moçambique", disse o príncipe.  

Noruega apoia Moçambique há cerca de 40 anos, com maior incidência para as áreas de energia, boa governação, economia azul, saúde, género, assim como o desenvolvimento do sector privado. Como processo dessa cooperação com o país, realiza-se, hoje, na cidade de Maputo um Fórum de Negócios Moçambique-Noruega com foco no gás e na energia.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique