Nyusi no Vaticano para abordar temas sociais com Papa Francisco

Nyusi no Vaticano para abordar temas sociais com Papa Francisco

O Presidente da República partiu esta terça-feira para o Vaticano, onde vai efectuar na quinta e sexta-feira, uma visita oficial de dois dias.

É uma visita histórica de Filipe Nyusi ao Vaticano, pois trata-se da primeira ida do Presidente da República àquele Estado, que mantém laços históricos com Moçambique há mais de vinte anos. O Chefe de Estado será recebido em audiência pelo Papa Francisco, onde serão abordados assuntos como paz, educação, entre outros temas sociais.

José Pacheco, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, realçou, na partida do estadista, o papel da Igreja Católica no país, tanto na educação, através da implantação da Universidade Católica e outros centros de aprendizagem, como na socialização dos moçambicanos, por intermédio da Comunidade de Sant’Egidio.

O Presidente da República irá manter ainda um encontro com a comunidade moçambicana residente em Roma.

Para o núncio apostólico do Vaticano em Moçambique, a ida de Filipe Nyusi ao Vaticano reforça os laços de cooperação entre os dois Estados. Edgar Peña Parra disse que a recepção do Papa Francisco a Filipe Nyusi marca um passo importantíssimo nas relações de solidariedade entre Moçambique e o Vaticano.

Nesta visita, o Presidente da República faz-se acompanhar pela sua esposa, Isaura Nyusi. Estiveram no Aeroporto Internacional de Maputo para se despedir de Filipe Nyusi membros do Governo, algumas figuras do corpo diplomático, entre outras individualidades.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique