Nyusi recebe felicitações dos homólogos da França, Itália, Finlândia e Bielorrússia

Nyusi recebe felicitações dos homólogos da França, Itália, Finlândia e Bielorrússia

O Presidente da República Filipe Nyusi, recebeu mensagens de felicitações dos seus homólogos da França, Emmanuel Macron; da Itália, Sergio Mattarella; da Finlândia, Sauli Niinisto; e da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, por ocasião do 45º aniversário da Independência Nacional.

Na sua mensagem, o Presidente francês endereça as calorosas felicitações ao Chefe do Estado moçambicano, sublinhando que a paz e a prosperidade, a segurança e a luta contra o terrorismo, a mobilização face às mudanças climáticas constituem desafios que ambos países escolheram para enfrentar juntos.

“A crise sanitária e económica global que atravessamos é sem precedentes. A França está mobilizada ao lado de África, para que a resposta internacional esteja à altura das necessidades e dos desafios, incluindo através de uma iniciativa no domínio da dívida no âmbito do G20 e do Clube de Paris, a qual desejo que Moçambique possa beneficiar. A crise sanitária não permitiu manter a data prevista da Cimeira África-França, a qual congratular-me-ia em acolhê-lo. Mas a nossa parceria está a desenvolver-se como o demonstra a visita do Ministro para a Europa e Negócios Estrangeiros a Maputo, em Fevereiro último, e continuarei a trabalhar consigo para o seu reforço em nome da amizade entre os nossos dois povos”, salienta o Presidente Macron.


Por seu turno, o Presidente da República Italiana sustenta que nos 45 anos decorridos desde a independência nacional, os laços de amizade entre Maputo e Roma se fortalecem constantemente, estendendo-se em todos os âmbitos de interesse comum, na esperança de geração de oportunidades e benefícios, sobretudo para as gerações mais jovens.

“A Comunidade Internacional está a enfrentar uma emergência sanitária de âmbito mundial que vamos ser capazes de ultrapassar só fortalecendo os mecanismos de cooperação que já nos unem. Desejo vivamente que a pandemia possa ser contida definitivamente, de forma que seja possível reagendar durante o ano de 2021 a Visita Oficial que deveria se realizar em Maputo em Março passado”, lê-se na mensagem do Presidente italiano.

O Presidente da República da Finlândia apresenta em seu nome e do povo finlandês as mais calorosas felicitações ao seu homólogo e povo moçambicano por ocasião da efeméride.

“Gostaria de renovar o compromisso da República da Finlândia de continuar a trabalhar estreitamente com a República de Moçambique para reforçar, ainda mais, as nossas históricas relações e cooperação construtiva, em benefício mútuo dos nossos países e povos”, refere a mensagem do Estadista finlandês.

O Presidente da Bielorrússia usa a oportunidade para enfatizar o interesse em fortalecer ainda mais a cooperação bilateral em vários campos e benefício de ambos países.

“Estou convencido de que agora existem todas as condições necessárias para a intensificação das relações mutuamente benéficas”, sublinha o Presidente bielorrusso.

Fonte: Presidência da República


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique