Nyusi recomenda diversificação económica a Manica

Nyusi recomenda diversificação económica a Manica

O Presidente da República fez o balanço à visita de trabalho a Manica, esta tarde. Dirigindo-se aos residentes naquela província, em particular, Filipe Nyusi recomendou o investimento na diversificação económica, de modo que se evite a dependência apenas numa actividade.

De acordo com o Presidente da República, embora Manica seja uma província com grande potencial agrícola, suficiente para ser o celeiro do país e da região, a aposta em outras actividades económicas que não sejam a agrícola ou a extração mineral é fundamental para que os residentes tenham sempre alternativas.

Além de diversificação da economia, Filipe Nyusi recomendou que a província aposte na mecanização agrícola e no reforço da cadeia de valor na indústria, com atenção às infra-estruturas como mecanismos que possam garantir a ligação de Manica com outros mercados nacionais e estrangeiros.

Durante o seu discurso, o Presidente da República disse que o Governo pretende construir mais de trezentas escolas primárias em todo o país, nos próximos anos, que vão beneficiar mais de 35 mil alunos. De igual modo, é do interesse do Governo construir tantas outras escolas secundárias, das quais 18 na província de Manica. Ainda na Educação, o Filipe Nyusi disse será intensificada a formação dos professores.

Na Saúde, Nyusi falou do reforço da rede de prestação de cuidados, com expansão e melhoria da qualidade de serviço no sector.  O Presidente da República prometeu trabalhar na materialização do projecto um distrito, um hospital e equipar devidamente 31 hospitais distritais. Aliado a isso, o Governo vai continuar a investir na formação de médicos em diferentes áreas de especialidade.  


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique