“O Governo está empenhado na estabilização da macroeconomia”

“O Governo está empenhado na estabilização da macroeconomia”

O Presidente da República, Filipe Nyusi, fez a abertura oficial da Conferência Anual do Sector Privado (CASP). Durante o seu discurso, Nyusi falou das calamidades naturais que estão a afectar o centro e norte do país e apelou ao sector privado a incluir esta problemática na sua agenda.

“A situação das cheias no país está a afectar o sector produtivo, empresarial e a população que tem poucos recursos”, disse o PR.

Nyusi disse que a XVI Conferência decorre num momento decisivo para a economia do país e que o Governo está empenhado na estabilização da macroeconomia.

“O Governo continuará a fazer a sua parte. Estamos preocupados com a nossa banca comercial que continua com mais exportações que importações, e quem pode contribuir é o sector privado”, afirmou acrescentando que o sector privado deve contribuir no aumento da produção e da produtividade.

O estadista disse ainda que o agronegócio e a agricultura tem tudo para ser os catalisadores da economia  rumo a prosperidade e que apesar das adversidades económicas e financeiras, tensão militar e calamidades o país está no caminho certo para ter uma classe empresarial mais ampla e robusta.

“O meu Governo vai assumir-se como parceiro, temos consciência que não fizemos muito e queremos fazer muito mais”.

Nyusi defende que o Governo e sector privado devem partilhar responsabilidades e que um dos objectivos do Governo é concluir o processo da Lei de conteúdo local.

“Queremos Reduzir a carga tributária e a carga do IRPC. Rever a lei de electricidade pode garantir fornecimento da energia eléctrica. Não é bem verdade que a energia em Moçambique é cara”, disse.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique