Obras da linha de energia Moçambique-Malawi arrancam no 1º semestre de 2021

Obras da linha de energia Moçambique-Malawi arrancam no 1º semestre de 2021

Trata-se de uma linha de transporte de energia eléctrica de Matambo, na província Tete, para a subestação de Phombeya, no vizinho Malawi, cujo financiamento de 127 milhões de dólares para a viabilização do projecto já foi garantido pelos parceiros.

Com uma extensão de 220 quilómetros, o lançamento do concurso público internacional para a execução da infra-estrutura foi lançado esta semana.

“Prevemos seleccionar o empreiteiro até Dezembro deste ano. As obras vão arrancar em finais do primeiro trimestre de 2021 e terão um prazo de dois anos”, revelou João Catine, gestor do projecto da Electricidade de Moçambique (EDM).

A operacionalização desta linha é vista como o ponto de partida para Moçambique consolidar a sua estratégia de se tornar no centro regional de fornecimento de energia, visando suprir o défice energético da África Austral.

Com a implementação do projecto de interligação, o Malawi poderá participar com outros estados-membros da SADC no comércio regional de electricidade, incluindo importação e exportação para o mercado regional.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique