“Operação amigável Quénia” inicia no ENZ

“Operação amigável Quénia” inicia no ENZ

Os Mambas iniciam esta terça-feira os trabalhos de preparação com vista ao jogo do próximo domingo, diante do Quénia, de carácter amigável. O jogo do dia 13 pode marcar a estreia de David Malembane no conjunto nacional.

Foi a pedido da Federação Queniana de Futebol que os Mambas vão a Nairobi para o particular com a selecção local, que também pretende preparar a estreia na fase de grupos de qualificação ao CAN-2021. Para os Mambas este será o único jogo particular antes de defrontar Ruanda e Cabo Verde, no grupo de apuramento ao CAN dos Camarões, em Novembro próximo.

Luís Gonçalves chamou apenas 20 jogadores, que se concentram esta segunda-feira para iniciarem os trabalhos já amanhã, no Estádio Nacional do Zimpeto. Dos convocados, destaque vai para o regresso de Dominguês, que esteve ausente na eliminatória diante das Maurícias, que apurava para a fase de grupos de qualificação ao Mundial 2022, para além de Amâncio Canhemba, ou simplesmente Neymar, que actua na equipa B do Vitória de Setúbal de Portugal.

O seleccionador nacional assume que a chamada de Neymar vem premiar o jogador que tem feito bons jogos ao serviço da sua equipa, o Setúbal, e é uma forma de começar a integrar o jogador nos trabalhos da selecção nacional.

 

Malembane pode fazer a sua estreia

Esta chamada de Neymar junta-se a de Malembane, jogador muitas vezes chamado aos trabalhos dos Mambas, mas que ainda não estreou com a camisola moçambicana. Luís Gonçalves diz que esta pode ser a oportunidade do germano-moçambicano, que actua na Bulgária, poder fazer a sua estreia.

“Posso apostar que sim, não tenho medi de dizer isso”, começou por dizer Luís Gonçalves, para deixar claro que esta pode ser a oportunidade para David Malembane. Aliás, Gonçalves fez questão de justificar os motivos que levaram o jogador a não ser utilizado nas partidas anteriores dos Mambas. Afinal o jogador ainda não tinha a situação regularizada para poder jogar pela selecção nacional, tendo em conta que nasceu na Alemanha, mas mostrou interesse em jogar pela selecção dos seus pais.

Foi nesta ordem de ideias que se iniciou um processo de naturalização do jogador para adquirir a moçambicana, como forma de poder integrar os Mambas.

“Na convocatória passada ele já sabia que não iria ser utilizado, mas percebi que ele estava interessado em vir, mesmo para se familiarizar dos processos da selecção nacional e poder se integrar e isso foi de louvar”, justificou o seleccionador nacional, para depois esclarecer que “não diria que vai jogar de início ou não, mas talvez venha a ser utilizado já neste jogo”.

Em solo pátrio, os Mambas terão três sessões de trabalhos, nomeadamente na terça, quarta e quinta-feira, devendo partir na sexta-feira para Nairobi, onde vai realizar uma sessão, de adaptação ao relvado onde vai jogar no domingo.

 

Eis os jogadores convocados:

Guarda-redes:

Guirrugo

Franque

 

Defesas:

Zainadine Jr

Malembane

Chico

Infren

Edmilson

Reinildo

Sidique

 

Médios:

Telinho

Kambala

Cremildo

Kamo Kamo

Domingues

Geny Catamo

 

Avançados:

Neymar

Witi

Ratifo

Luís Miquissone

Reginaldo

 

Malembane e Zainadine a titular e Reinildo na bancada

 

O internacional moçambicano ao serviço do Lille da França, Reinildo Mandava, não foi aposta da equipa técnica da sua equipa para a última jornada do campeonato francês, realizada final de semana. Depois de ter sido titular no jogo da Liga dos Campeões, Mandava não foi aposta para defrontar o Nimes, não tendo sido convocar sequer para ficar no banco de suplentes.

De resto Mandava foi o único dos convocados para o amigável com o Quénia que não foi convocado na sua equipa, tendo os restantes sido chamados pelos respectivos treinadores.

Zainadine Jr., pelo Marítimo, Witi, pelo Nacional da Madeira, Geny Catamo, pelos juniores do Sporting, Neymar, pelos sub-23 do Setúbal, David Malembane, pelo Lokomotiv da Bulgária, e Reginaldo, ao nível da Europa, foram titulares nas suas equipas, enquanto Kamo Kamo, pelos sub-23 do Setúbal, entrou a substituir nos jogos da última semana.

Já na África do Sul, o capitão Domingues foi convocado no Bidvest UWits, mas não saiu do banco de suplentes, na vitória da sua equipa sobre o Chippa. Edmilson e Kambala fizeram todo jogo nas derrotas das suas equipas diante do Amazulu e Maritzburg, respectivamente por 2-1 e 1-0.

Já os jogadores que actuam internamente, estiveram todos nas suas equipas, este final de semana.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique