Operação Zâmbia: Abel Xavier divulga convocados esta quinta-feira

Operação Zâmbia: Abel Xavier divulga convocados esta quinta-feira

O jogo entre Moçambique e Zâmbia, referente a quinta jornada do grupo K de qualificação ao CAN-2019, realiza-se no domingo da próxima semana, dia 18, no Estádio Nacional do Zimpeto e é de cartaz importância para as aspirações dos Mambas na caminhada rumo aos Camarões

É a hora de todas as decisões! A hora de decidir se “vamos” ou não a fase final do Campeonato Africano das Nações! E uma boa decisão depende muito das escolhas que são feitas. A empreitada é importante para as aspirações dos moçambicanos, que defraudaram expectativas diante dos Bravos Guerreiros da Namíbia, que esmagaram na dupla tentativa de picada mortal dos Mambas, sem sucesso.

Desta vez, diante dos Chipolopolo, uma águia muito popular na Zâmbia, os Mambas tem a responsabilidade de voltar a repetir a picada que deu em Lusaka, quando marcou aos 92 minutos, por Stanley Ratifo, que se estreava a marcar pela selecção nacional.

Sim, depende de boas escolhas porque são essas escolhas que vão garantir uma boa prestação, num terreno bastante difícil para os jogadores moçambicanos, pese embora seja em sua própria casa, tendo em conta os últimos desaires caseiros, nomeadamente diante da Guiné-Bissau (2-2 – com o empate a ser para lá dos 94 minutos) e Namíbia (1-2 – com o golo da derrota apontado para lá dos 97 minutos).

E amanhã Abel Xavier, o seleccionador nacional, anuncia os Mambas que têm a responsabilidade de dar o “bode final” ao Chipolopolo, que vai alimentar as expectativas de qualificação à fase final do CAN-2019.

Pelo menos já se sabe que alguns jogadores não farão parte desta lista de convocados, uns por estarem ao serviço dos Mambinhas sub-23, e outros por opção técnica mesmo.

Dos que estão na selecção sub-23 e que tem sido escolhas de Abel Xavier nos Mambas, destaque vai para Kamo Kamo, estrela do Ferroviário de Maputo e capitão da selecção sub-20, Raúl, figura proeminente do Costa do Sol, e Mapangane, que actua na Liga Desportiva de Maputo e que foi chamado para a dupla jornada com a Namíbia, sem ter tido oportunidade de se estrear. Ou seja, sem estes três jogadores que vão aos sub-23, Abel Xavier terá que encontrar outros para completarem o conjunto. Mas não há falta de jogadores para estarem no “espaço da selecção nacional”, tal como o próprio seleccionador nacional diz.
 
Dúvidas na baliza
No primeiro dos dois jogos diante da Namíbia, Guirrugo deu um frango do tamanho do país no segundo golo sofrido e não foi opção para a segunda partida, em Windhoek, pelo que há dúvidas em relação a sua chamada, pese embora seja dos guarda-redes com alguma experiência internacional (pelo menos no que diz respeito a selecção nacional) dos que actuam internamente. Mas tem Leonel, um dos mais velhos das escolhas de Abel Xavier, que esteve bem em Windhoek e na União Desportiva de Songo, ajudando a equipa a conquistar o bicampeonato.

Na defesa, resta saber se Malembane, desta vez, aceitará o convite, caso seja chamado, já que por duas vezes declinou o convite, já que veio por algumas vezes e não conseguiu a tão desejada estreia no conjunto nacional. Mas primeiro é preciso saber se será chamado por Abel Xavier.

Dos restantes já se sabe que podem, e estão em condições de serem chamados a convocatória, nomeadamente Edmilson, Ifren, Mexer, Reinildo, Zainadine e Manucho, podendo entrar mais um ou dois jogadores para reforçarem a defensiva.

Nos restantes sectores, podem não haver muitas surpresas em relação a última convocatória, já que quase todos são os mais chamados aos Mambas. Curioso vai ser saber se os melhores marcadores dos Mambas, nomeadamente Telinho (11 golos) e Dayo (10) farão parte da convocatória, bem como se Ratifo, autor do golo em Lusaka, estar’a presente. Witi, Reginaldo e Clésio, que tem sido jogadores importantes nos seus clubes, espera-se que venham a dar seu melhor contributo para o melhor resultado diante da Zâmbia, caso façam parte da convocatória a ser anunciada esta manha.
 
 Lista dos 25 pré-convocados:
 
Guarda-redes: José Guirrugo (Costa do Sol) e Leonel Pindula (UD Songo);
 
Defesas: Edmilson (Cape Town, África do Sul), Ifren (Liga Desportiva de Maputo), Jeitoso (Ferroviário de Maputo); Malembana (BFC Dynamos, Alemanha), Manucho (Costa do Sol), Mexer (Rennes, França), Reinildo (Belenenses, Portugal) e Zainadine Júnior (Maritimo, Portugal);
 
Médios: Geraldo (Amora FC, Portugal), Kambala (UD Songo), Mapangane (Liga Desportiva de Maputo) e Nené (Costa do Sol);
 
Avançados: Chelito (Berkane, Marrocos), Clésio (Istabulspor, Turquia), Luís Miquissone (Royal Eagles FC, África do Sul), Nelson (Costa do Sol), Rául (Costa do Sol), Witi (Nacional da Madeira, Portugal), Dayo (Ferroviário da Beira), Dominguez (Bidvest Wits, África do Sul), Maninho (Ferroviário da Beira), Ratifo (Pforzheim, Alemanha) e Reginaldo (Kukesi FK, Albânia).
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique