Artigos de Opinião



  • José dos Remédios

    As fragilidades da escrita em Pétalas d’água

    No que tange ao trato da língua/linguagem temos na obra de Chakil Aboobacar um exercício sugestivo. Em contrapartida, há tantos outros recursos indispensáveis à trama olvidados ou deixados à margem, daí certas fragilidades imporem-se no livro. Comecemos pelas descrições.

    19 de Setembro de 2018 17h47, José dos Remédios
  • Alerto Bia

    Nas traseiras da noite

    Há tanto tempo que uma dor o arrasava e o varria impetuosamente no peito. Uma sensação intransigente atravessava-o constantemente como um veneno. Seu infortúnio de achar uma mulher para satisfazer sua apetência sexual absorvia-o os pensamentos; torturava-lhe o sexo. Vivia momentos insuportáveis!

    18 de Setembro de 2018 18h54, Alerto Bia
  • Renato Caldeira

    MoçamBORLA

    Jogam-se os provinciais, ascende-se à Divisão de Honra, mas o sonho é chegar ao Moçambola. Ascensão legítima, mas... Há gato escondido com o rabo de fora.

    17 de Setembro de 2018 19h15, Renato Caldeira
  • Hélder Augusto

    A casa

    O direito a refúgio deveria caber a mulheres e crianças pela sua natureza menos audaz para enfrentar batalhas sanguinárias. Os homens que preterirem a defesa da casa e juntarem-se a fila dos refugiados incorrem no risco de serem chamados cobardes.

    13 de Setembro de 2018 16h18, Hélder Augusto
  • Hélder Faife

    O Cabeça de Lista

    Nervosismo. Rangeu os dentes. Olhou, em quase desespero, para o papel com contas. Aritmética simples, simples, mas os cálculos estavam antipáticos. Torceu a boca. Suspirou.

    10 de Setembro de 2018 22h40, Hélder Faife
  • Nildo Salomão Langa

    Leitor

    Leitor, pensei nisto agora, parece-te bem? As frases feitas estão cheias de más intenções ou de traduções mal-intencionadas, sabes que é mais fácil reter os “chavões” e nunca se permitir a uma experiência com o livro.

    10 de Setembro de 2018 16h06, Nildo Salomão Langa
  •  Sérgio Raimundo

    A Operação “RRR” de Miguel Luís José…

    Hoje caiu-me uma surpresa que pouco esperava. O Miguel Luís José, aquele que anda em todo lado com a sua Operação “RRR”, veio cruzar o meu singelo caminho. Miguel é estudante de Direito em Portugal e, como eu, carrega um par de óculos, que se sustenta nos círculos das orelhas e no trapézio do nariz.

    05 de Setembro de 2018 19h14, Sérgio Raimundo




Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique