Artigos de Opinião



  • Moniz Chume

    Línguas bantu em Moçambique

    Concorre para o efeito o facto de emakhuwa ser falada em toda a região Norte e na Zambézia, possuindo, por isso, imensas variantes.

    19 de Novembro 2019 12h28, Moniz Chume
  • Adelino Buque

    Quem pára os ataques na zona Centro!

    Mariano Nhongo, foi notável durante a campanha eleitoral, ao persuadir o eleitorado a não votar no Presidente do Partido e candidato da Renamo Ossufo Momade, em pleno dia de reflexão sobre as diferentes propostas eleitoralistas

    14 de Novembro 2019 08h58, Adelino Buque
  • Japone Arijuane

    A cidade de Maputo merece uma feira de livro

    A desordem do município de Maputo, a falta de preparação do pessoal para lidar com a arte, a insensibilidade e o desrespeito destes desorganizadores para com os artistas, aliada a uma nítida aversão ao livro, fazem desta “feira” um verdadeiro festival de mediocridades.

    13 de Novembro 2019 14h01, Japone Arijuane
  • Miguel Luís

    O tempo é um casal de apaixonados aos beijos

    Como nos outros dias, o acordei e ele me lançou um «puto, ainda é muito cedo, dorme». Todos os dias dizia-me coisas sem sentido quando o acordasse. Ignorei aquelas palavras e me pus a andar. Na rua o nevoeiro cobria o ar e o frio gelava-me o cérebro. Até ali nada parecia estranho…

    11 de Novembro 2019 17h16, Miguel Luís
  • Gerson Monjane

    O insólito em a Saga d’Ouro de Auré–lio Furdela

    O conceito abarca uma série de modalidades representativas, como o maravilhoso, o fantástico, o estranho, o realismo mágico, o realismo maravilhoso, o realismo animista, o absurdo, sobrenatural e outros subgéneros híbridos em que a invulgaridade é marca distintiva. (Petrov: 2016).

    05 de Novembro 2019 13h08, Gerson Monjane
  • Cri Essencia

    A aparência deficiente

    Como estou a fazer o meu Mestrado em Tradução (inglês-português-inglês), decidi que não queria ter períodos de roer unhas. Um contrato mais longo, parecido a um permanente, seria o ideal, embora recebesse menos.

    31 de Outubro 2019 10h44, Cri Essencia
  • Celso Muianga

    XICANDARINHA DA ALMA!

    Vou começar por felicitar-te por celebrares neste ano 50 anos de uma carreira literária, marcada pelo visível empenho de um jornalista preocupado com as questões do seu tempo, um poeta e escritor marcado pela vida, um professor, um mentor de várias gerações de autores

    30 de Outubro 2019 16h48, Celso Muianga




Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique