Artigos de Opinião



  • Celso Muianga

    Galinha come no chão! 

    Mister Baba, ao centro dava instruções rodeado por jogadores, de rostos suados depois do aquecimento. Há medida que ia falando, o míster dividia os pupilos em grupos, criando sete equipas. Para além destes havia o grupo de guarda-redes: Euclides, Mitó, Avelino e Elias.

    09 de Novembro 2018 17h06 , Celso Muianga
  • José dos Remédios

    O poder da escrita em Cri Essencia

    É um brado africano, repúdio, retrato da pequenez de alguns homens, uma ode a tanta mulher deserdada por um irmão nojento, absolutamente desprezível, do património deixado por uma mãe. É nisso que se encontra o poder da escrita de Cri Essencia

    07 de Novembro de 2018 22h27 , José dos Remédios
  • Rita Chaves

    Ualalapi: a narrativa e os ciclos

    Uma espécie de convulsão percorre o tempo captado, levando-nos logo à desmitificação da ideia de harmonia que ainda frequenta o imaginário sobre o período pré-colonial e exporta uma equivocada ideia do continente.

    05 de Novembro de 2018 19h05 , Rita Chaves
  • Nelson Saúte

    Vovó Nely

    A Vovó Nely faz, esta sexta-feira, 98 anos. Mais não houvesse a distinguir, nesta longa e prodigiosa vida, este facto bastaria por si como motivo para a celebrarmos.

    31 de Outubro de 2018 19h59 , Nelson Saúte
  • Miguel Luís

    Salvem a minha escola: Círculo Ndlavela

    "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", disse Camões. Já não vejo todas as reportagens, confesso. Avançando ou recuando o vídeo, procuro as notícias que me parecem mais "quentes" e assisto os desenvolvimentos feitos pelas respectivas reportagens.

    30 de Outubro de 2018 20h22 , Miguel Luís
  •  Sérgio Raimundo

    Uma transfusão de veneno aos Mambas…

    Sentados nos bancos de Zimpeto sempre esperamos o melhor do nosso amor. Esperamos que o nosso amor nos faça vibrar, meta-nos na língua chocolates em formas de golos, dê-nos cantando um buquê com rosas bem avermelhas de alegria e bem enrolado por uma fita que ao meio sorri um nó brilhante

    23 de Outubro de 2018 16h02 , Sérgio Raimundo
  • Tomás Timbane

    Exercício da advocacia por estrangeiros

    Muito se fez, mas há muito ainda por fazer. Na advocacia, o regime continua o mesmo desde 1994, apesar das fratricidas discussões para mudar o sistema, sempre que a questão é colocada.

    17 de Outubro de 2018 17h36, Tomás Timbane
  • Lourenço do Rosário

    Carota: a metáfora do Zambeze*

    Na realidade, não sabia exactamente o que buscava, mais a leitura paralela dos três textos revelou-se de extrema utilidade para quem tinha a missão de escrever algo sobre um texto para motivar a sua leitura.

    09 de Outubro 17h13, Lourenço do Rosário




Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique