Artigos de Opinião



  • Afonso Chavo

    “Quando a mulher avança, o homem não retrocede”

    Este artigo não é científico, mesmo porque se o fosse teria outro teor. É, sim, um conjunto de opiniões de alguns amigos meus, de alguns autores, articulistas e afins. Todas elas afuniladas e que criam uma minha opinião sobre Feminismo, Machismo e Femismo.

    17 de Março 2019 17h16, Afonso Chavo
  • Juvenal Bucuane

    Detalhes de uma vida de silêncio

    O conhecimento ou domínio de qualquer actividade, particularmente, da artística é antecedido pelo estiolamento da sua raiz para lhe encontrar o cerne e, assim, com ela poder dialogar, da partida à chegada e desta união:

    15 de Março 2019 18h29, Juvenal Bucuane
  • Renato Caldeira

    Dos milagres no hóquei à indefinição das prioridades

    Em Angola, no recém-disputado Campeonato Africano de hóquei, “os poucos de dentro” ficaram no banco a assistirem ao jogo da final diante dos donos da casa, sendo opção “os de fora”, melhor dizendo os hoquistas que actuam em clubes europeus, muitos deles sem nunca terem posto os pés em Moçambique.

    12 de Março 2019 23h32, Renato Caldeira
  • Cri Essencia

    A promessa de me tornar mulher

    Sentado langorosamente na sua cadeira de balanço feita de madeira pau-preto, com o assento em rede de pesca, na varanda frontal da nossa vivenda, era ali onde o meu pai pensava os problemas.

    08 de Março de 2019 00h24, Cri Essencia
  • Ana Mafalda Leite

    Tânia Tomé, entre a encenação da voz e o canto

    Talvez esta partilha entre escrita e oralidade/música/ encenação/actuação revele também um dos traços originais da escrita da poesia feminina moçambicana actual. Lembro outra recente voz ligada à música, de uma outra forma, Melita Matsinhe, de quem falarei noutra ocasião.

    28 de Fevereiro 2019 16h26, Ana Mafalda Leite
  • Ricardo Machava

    E a pátria foi vendida ou não?

    Acontece que a questão das dívidas ocultas, aliado ao manancial de informação que está a chegar ao grande público com as detenções de altas individualidades do seu governo, teve um efeito “boomerang” e destruiu por completo a mensagem que tentou nos passar durante o período

    25 de Fevereiro 2019 08h36, Ricardo Machava
  • Hélder Augusto

    O mundo nas mãos do ateu

    Dentre vários pressupostos, a coragem é imprescindível para ser um ateu. A condição do ateu é mais do que a de um filho que ousa viver livre das rédeas do seu pai, pois pelo menos este filho aceita a existência do seu progenitor, mesmo buscando a sua independência.

    21 de Fevereiro 17h34, Hélder Augusto




Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique