Artigos de Opinião



  • Nélson Saúte

    Joaquina Siquice

    Joaquina Siquice - lembram-se deste nome ínclito da Companhia Nacional de Canto e Dança?  A amnésia ou a displicência são, entre nós, práticas indissimuláveis. Para não falar da memória, que é um prontuário intransitável.

    18 de Janeiro 01h00, Nélson Saúte
  • Hélder Faife

    Duelo ao Luar

    Desci o degrau do asfalto para a areia, na fronteira entre o cimento e a madeira e zinco. Dali para adiante a luz era fraca. Só luar. Os postes de iluminação terminam onde o chão é asfaltado.

    15 de Janeiro 22h04, Hélder Faife
  •  Sérgio Raimundo

    Liturgia à palavra perfeita!

    Depois de ler “A descrição das sombras” de M.P. Bonde confirmei a frase do escritor espanhol Camilo José Cela: “a literatura não é uma charada: é uma atitude”.

    12 de Janeiro 00h47, Sérgio Raimundo
  • Teodoro Waty

    Cahora Bassa no retalho (3)

    Neste momento trabalha-se no sentido de materializar a oferta pública de acções estando-se em contacto com a HCB no sentido de se ter um plano de comunicação eficaz, que permita que todos os moçambicanos sejam avisados com tempo sobre a informação relevante do processo.

    09 de Janeiro 16h49, Teodoro Waty
  • António Cabrita

    Napoleão em Santa Teresita

    Desde miúdo que guardo a sensação de que cada ano, mesmo no seu término, nos trata como se tivéssemos a irrelevância de uma mascote pronta a ser esquecida. Não vejo o que haja a comemorar.

    05 de Janeiro 00h27, António Cabrita
  • Francisco Mandlate

    HCB: um exemplo raro de boa gestão

    Numa altura em que o país é largamente conhecido pelo mundo fora como o que contrai irresponsavelmente dívidas que depois não consegue pagar e muito menos usar o dinheiro emprestado para os objectivos que ditaram a sua contratação.

    04 de Dezembro 12h29, Francisco Mandlate
  • Olívia Massango

    Afinal, quanto custa o dinheiro?

    A única certeza que tenho neste momento é de que o dinheiro está caríssimo. Dentre tantas explicações para esta realidade, nenhuma convenceu. Continuamos ignorantes e escravos da imposição das taxas de juro dos bancos, ou melhor, dos “big four” do sistema financeiro nacional.

    01 de Dezembro 12h13, Olívia Massango




Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique