Ordenamento territorial dificulta redução dos efeitos dos desastres naturais

Ordenamento territorial dificulta redução dos efeitos dos desastres naturais

As construções desordenadas, isto é, sem obedecer as regras previstas pelos planos de ordenamento territorial, são um desafio, segundo a directora-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades para redução da vulnerabilidade em casos de ocorrência de um desastre natural, tal como é caso de um ciclone.

Para fazer face a situação, Augusta Maíta fez saber que já está em curso, em alguns pontos, a implementação do Plano Director para a Redução do Risco de Desastres 2017-2030.

“Como entidade coordenadora da gestão do risco de desastres no nosso país, consideramos que a adopção e a plena implementação do ordenamento é fundamental para a redução do risco de desastre. Gostaríamos de sublinhar que a nossa missão tem que estar centrada na redução da vulnerabilidade do nosso país, através de construção de infraestruturas sociais e económicas adaptáveis aos desastres naturais que já são uma realidade no nosso País”, disse Maíta.

A directora-Geral do INGC, que falava durante a abertura de uma capacitação para jornalistas sobre a cobertura de desastres naturais, fez saber ainda que no âmbito da implementação do Plano Director para a Redução do Risco de Desastres 2017-2030 estão a ser desenvolvidas acções de mapeamento e identificação de zonas de ocorrência de diferentes tipos de risco tais como ciclones, cheias, secas, sismos e erosão, “com vista a facilitar a elaboração de planos locais de uso sustentável dessas zonas”, disse. 

O INGC completa este ano 20 anos na qualidade de entidade responsável pela coordenação das acções que concorrerem para a redução da vulnerabilidade e construção da resiliência humana e infraestrutural aos eventos extremos. As capacitações de jornalistas decorrem desde 2015 e até ao momento cerca de 300 jornalistas já se beneficiaram deste tipo de capacitações a nível nacional e local. 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique