Painelistas apontam sector de hidrocarbonetos como catalisador do desenvolvimento

Sendo Moçambique um país rico em hidrocarbonetos,  o tema sobre ‘Petróleo e Gás, Infra-estruturas de energia e monetização do Gás - conectando o sector privado a indústria extractiva’ também foi incluso nos debates da XV Conferência Anual do Sector Privado.

Sob moderação do PCA da Mcnet, Rogério Samo Gudo, foram convidados a intervir Aly Sicola, Administrador da EDM, Deanne de Vries, vice-presidente Sénior da Agility para África e Peter Manoogian, Director Executivo da Sasol.

Aly Sicola referiu que a indústria extractiva apresenta as mais ricas oprtunidades para o desenvolvimento do país, no entanto, centrou sua apresentação no seu sector, a energia. Disse que a EDM traçou a Estratégia Nacional de Electrificação, que visa electrificar o país até 2030 e falou de três fases que constituem oportunidades para o sector privado investir: O processamento, transporte e distribuição de energia eléctrica. Disse ser na área do processamento que o sector privado tem maior contributo.

Também deixou estar um alerta, no sentido de as instituições se prepararem para investir: “A EDM vai lançar, em breve, um leilão de energias renováveis”.

Já Deanne de Vries, da Agility, falou das oportunidades do sector de petróleo e gás para o sector privado. Disse que o país pode ser o terceiro maior produtor de gás no mundo, mas apontou a necessidade de uma melhor estruturação. De Vries considera também que o sector de petróleo e gás pode impulsionar o desenvolvimento de outros sectores.

Peter Manoogian, por seu turno, abordou a questão do conteúdo local e falou da experiência da Sasol. Disse que a instituição tem colaborado com empresas locais na prestação de serviços e manifestou interesse de colaborar com a CTA, partilhando a base de dados de empresas locais, e falou da colaboração no quadro legislativo. E não deixou de falar da importância do diálogo para o desenvolvimento do sector da indústria extractiva.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique