País fechou 2018 com inflação na ordem de 3,52%

País fechou 2018 com inflação na ordem de 3,52%

Os preços aceleraram de Janeiro a Dezembro do ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Segundo a fonte, o aumento dos preços esteve na ordem dos 3,52%.

No ano passado, as políticas públicas em relação aos transportes sofreram várias alterações, aliás, foi no ano transacto que o Presidente da República, Filipe Nyusi, entregou mais de 200 autocarros para operadores privados e públicos distribuídos por todas as capitais provinciais.

Foi precisamente a divisão dos transportes, o principal responsável pela tendência geral de aumento de preços de Janeiro a Dezembro do ano passado, comparticipando com aproximadamente 1,83 pontos percentuais (pp) positivos, revelou o INE, analisadas nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.

Desagregando os valores da divisão de transportes, destaca-se a subida dos preços dos transportes semi-colectivos urbanos e suburbanos de passageiros, da gasolina, do gasóleo, do carvão vegetal, assim como os veículos automóveis ligeiros em segunda mão, acrescentando-se o vinho, como os que mais registaram aceleração da inflação de Janeiro a Dezembro de 2018, estimando-se em cerca de 2,46 pontos percentuais positivos.

“Ao longo do ano de 2018, verificou-se uma tendência de aumento ligeiro de preços com excepção dos meses de Junho e Julho”, diz o INE, acrescentando que “os dados respeitantes a estes dois meses revelam quedas ligeiras de preços na ordem de 0,12% e 0,18% respectivamente.

Para justificar estas quedas ligeiras de preços, o Instituto Nacional de Estatística diz que foram “influenciadas pela queda dos preços do tomate, coco, alface, couve, repolho e peixe fresco”.

Quanto ao último mês do ano passado (Dezembro), o país registou uma inflação mensal de 0,37%, influenciadas pela divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas que registaram um aumento de 1,27%.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique