País mais importou do que exportou no segundo trimestre de 2018

País mais importou do que exportou no segundo trimestre de 2018

No segundo trimestre do ano em curso, as exportações não atingiram pelo menos metade do esperado, apesar do aumento verificado de 12,4 por cento, quando comparado com igual período do ano transacto, segundo dados do INE.

A Síntese da Conjuntura Económica 2018 revela que o país continua a importar mais do que exportar. A título de exemplo, só no segundo trimestre deste ano, o volume de importações foi 30,1 por cento.

Esta situação obrigou com que o défice da balança comercial de bens se fixasse em cerca de 362 milhões de dólares, sendo a taxa de cobertura de 78,4%.

Segundo o INE, os principais produtos exportados no trimestre em análise, destaque vai para barras e perfis de alumínio com 22,5 por cento, carvão mineral coque e semi-coque com 19,8 por cento, energia eléctrica 9,5 por cento, e gás natural gasoso 5,6 por cento.

O Estado arrecadou cerca de 1.342.358,2 milhões de dólares com exportações.

Maquinarias, gasóleo e cereais continuam sendo produtos preferenciados para importações, com pesos sobre as importações totais de 19,1 por cento, 9,1por cento e 6,3por cento, respectivamente.

India é o principal destino das exportações Índia (27,1%), seguido da vizinha África do sul (20,6%) e China (7,3%), tendo como principais produtos de transacção a hulha, coque e semi-coque, gás de petróleo, alumínio bruto, minérios de titânio, de nióbio, energia eléctrica, entre outros.

Apesar de a Índia ser o cliente número um de Moçambique, o mesmo não se pode dizer na situação inversa, porque o país quase nada importa daquele país asiático. As suas preferências são África do Sul (28,8%), China (10,9%) e Emirados Árabes (6,8%), com destaque para os seguintes: produtos óleos de petróleo, medicamentos, energia eléctrica, produtos laminados e outros.

Se Cahora Bassa é dos moçambicanos, tal facto pode não ser digno de orgulho, porque o país importa até energia eléctrica, apesar de possuir uma hidroeléctrica e vender 9,5 por cento da corrente eléctrica.   

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique