País negocia financiamento para Barragem Moamba-Major

País negocia financiamento para Barragem Moamba-Major

Moçambique negocia com o Brasil a possibilidade de continuar a financiar as obras de construção da Barragem Moamba-Major. Uma delegação do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil (BNDS) visitou Maputo para prosseguir as negociações. Contudo, o sector das águas já está a busca de outros parceiros.
Desde Outubro de 2016, as obras de construção da Barragem estão paralisadas na sequência da suspensão do financiamento de 320 milhões de dólares por parte do banco brasileiro, BNDS.

Um ano depois, o projecto não tem dinheiro para prosseguir e Moçambique continua a ter o Brasil como principal alternativa de financiamento.

Uma barragem que, segundo a Administração Regional de Águas na região Sul, terá que ser materializada, por mais que seja necessário recorrer a outras vias de financiamento.

O cronograma do projecto indicava que a barragem, erguida em apenas 10 por cento, devia começar a funcionar em 2019 mas face ao cenário actual é desconhecida a data de conclusão das obras.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique