Parlamentares partilham experiências sobre descentralização na Alemanha

Parlamentares partilham experiências sobre descentralização na Alemanha

À convite do governo alemão, um grupo de parlamentares moçambicanos, nomeadamente, os chefes das bancadas, deputados dos três partidos com assento na Assembleia da República (AR), representante do Estado, o Coronel do Estado-maior das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, e representante da sociedade civil, a Coordenadora da Plataforma da Paz e Reconciliação Nacional no Conselho das Religiões de Moçambique (COREM) visitaram entre os dias 2 e 6 de Julho do corrente ano, a República Federal da Alemanha.

A visita tinha como objectivo, a busca de apoio para uma paz efectiva, através do diálogo, segundo o comunicado de imprensa disponibilizado à nossa redacção, nesta terça-feira.

De acordo com o documento, a visita pretendeu proporcionar aos convidados a possibilidade de discutirem e trocarem experiências sobre a matéria com o governo e o parlamento alemão, a Câmara dos Deputados de Berlim, Comissão Europeia na Alemanha, ZIF (Centro Berlinense para Operações Internacionais de Paz) e Fundação Berghof, uma organização não-governamental independente que apoia partes em conflitos.

No final da visita, a Ministra-adjunta do Ministério das Relações Exteriores para a Política Cultural Internacional e deputada no parlamento alemão, Michelle Müntefering enalteceu as excelentes relações de cooperação e de amizade existentes entre os dois países e reiterou o interesse da Alemanha em continuar a cooperar com Moçambique. “Refiro-me o apoio no sentido de ver concluídos os processos de paz e reconciliação em Moçambique, facto que passa necessariamente pelo consenso das duas bancadas parlamentares da Frelimo e da Renano sobre as matérias de desmilitarização e descentralização”, referenciou.

“A Alemanha espera que o processo de paz em Moçambique seja coroado de sucesso em vista da realização das eleições autárquicas previstas para Outubro do presente ano, de forma pacífica, livre e justa”, lê-se na nota.

A visita decorreu sobre o lema “Descentralização, Reforma do Sector de Segurança, e Reconciliação para uma Paz Duradoura”.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique