Parlamento Europeu volta a debater Brexit

Parlamento Europeu volta a debater Brexit

Após o parlamento britânico ter chumbado novamente o acordo se saída do Reino Unido, com 391 votos contra e 242 votos a favor, o parlamento europeu volta a debater o Brexit.

O debate que será feito no âmbito da sessão plenária do Parlamento Europeu irá contar com a presença do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker

Durante a sessão os eurodeputados vão analisar o novo chumbo da Câmara dos Comuns e avaliar as suas consequências.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, não conseguiu fazer passar o acordo apesar dos três documentos adicionados segunda-feira que o Governo considerava terem as alterações necessárias para conseguir uma maioria de deputados favorável, escreve o Notícia ao Minuto.

O principal negociador da UE para o Brexit disse que a União Europeia fez de tudo para ajudar à aprovação do acordo de saída.

"O impasse do Brexit só pode ser resolvido no Reino Unido. Os nossos planos de contingência para um não acordo são mais importantes do que nunca", disse Michel Barnier.

Além do Acordo de Saída e da Declaração Política sobre as relações futuras, foram votados, no âmbito da proposta apresentada pela chefe de Governo britânica, três novos documentos, que só foram finalizados ao final do dia de segunda-feira em Estrasburgo pela primeira-ministra britânica, Theresa May, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

O Acordo de Saída negociado com Bruxelas foi submetido ao parlamento britânico pela segunda vez, depois de ter sido chumbado a 15 de janeiro por uma margem de 230 votos, incluindo 118 de deputados do partido do Governo, o partido Conservador.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique