Parque automóvel disparou no ano passado

Parque automóvel disparou no ano passado

Há cada vez mais importação de carros em Moçambique. Em 2018, o parque automóvel situou-se nos mais de 782 mil veículos, mais 46 mil que no ano passado.

80% das viaturas, entre pesadas e ligeiras, estão localizadas na província e cidade de Maputo, segundo o Instituto Nacional de Transportes Terrestres adstrito ao Ministério dos Transportes e Comunicações.

Em média, entre 2013 e 2018, constatou-se um aumento considerável do parque automóvel no país, ao passar de pouco mais de 542 mil para mais de 782 mil veículos, correspondente a um crescimento médio anual de 40 mil veículos.

Os carros ligeiros são a preferência dos moçambicanos. Nos últimos dois anos, foram registados mais de 33.2 mil veículos.

Entretanto, o crescimento acelerado do parque automóvel no país pode estar a influenciar para um elevado número de acidentes de viação. A velocidade excessiva, má travessia de peões, condução sob efeito de álcool e deficiências mecânicas nas viaturas continuam a ser as principais causas dos acidentes de viação.

Os custos com os sinistros são cada vez mais elevados para as seguradoras. Só no primeiro trimestre deste ano, foram reportados custos no valor de 2.3 mil milhões de meticais, dois quais mais de 324 milhões de meticais em automóveis.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique